Seletiva da maior competição escolar do Amazonas inicia no interior do Estado e nas instituições particulares


As seletivas da maior competição escolar do Estado, os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), tiveram início nesta segunda-feira, dia 23, com a fase de disputas dos seis polos do interior, que incluem Silves, Humaitá, Manaquiri, Parintins, Coari e Barcelos. Ao todo, é esperado a movimentação de três mil atletas nestes município até o dia 19 de junho. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“As seletivas no interior envolvem 55 municípios, que se concentram nos polos para as disputas. Em Silves, a abertura foi realizada nesta segunda, às 17h, e lá e nos demais municípios as disputas seguem até a segunda semana de junho”, explicou a gerente do JEAs, professora Lilian Valente.

Na terça-feira, dia 24, quem também começará a dar o pontapé para a classificatória do JEAs são as escolas privadas, através dos Jogos das Escolas Particulares do Amazonas (Jepam), onde participam 35 instituições de ensino, e uma média de três mil alunos, com a disputa de quatro modalidades, sendo Handebol, Vôlei, Futsal e Xadrez. A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira (24), às 19h, na Arena Amadeu Teixeira, Flores.

“Nesta terça-feira, teremos a solenidade de abertura, com o desfile das escolas, e estamos aguardando uma média de cinco mil pessoas na Amadeu Teixeira. O Jepam é a seletiva oficial do JEAs e são classificados os três primeiros colocados de cada modalidade”, explicou o membro do Sindicato das Escolas Particulares do AM (Sindep), Paulo Alencar.

No dia 30 de maio, será a vez da peneira começar nas escolas estaduais, municipais e instituições federais da Capital. Nesta segunda etapa, uma média de 280 colégios participam.

“Os alunos que estudam em Manaus, em qualquer instituição, podem procurar a secretaria da escola e se inscrever até as duas próximas semanas para participar”, convidou Lilian.

Concentração em Manaus – Passadas as seletivas, quase quatro mil alunos são classificados para a grande final dos JEAs, que é realizada em Manaus, com abertura oficial, no período de 20 até 30 de julho, em várias dependências da Vila Olímpica, no Dom Pedro, e outros locais.

Ao todo, são 15 modalidades em disputa no torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17).

“O JEAs é a maior competição escolar do Amazonas e os atletas disputam as seletivas no decorrer do primeiro semestre de 2016. Este ano temos a novidade do Jiu-Jítsu e do Futebol, pois são duas modalidades bastante praticadas no nosso Estado e, por isso, foram implementadas. Os Jogos são responsáveis por revelar novos talentos e consolidar os antigos”, considerou Lilian.

Vale ressaltar que os campeões da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil, disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma Capital, de 10 a 19 de novembro.

Para a final em Manaus, o período de inscrição – válida apenas para os classificados – é de 11 a 28 de junho.

Seja o primeiro a comentar on "Seletiva da maior competição escolar do Amazonas inicia no interior do Estado e nas instituições particulares"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*