Beneficiários de programas sociais já podem retirar kit gratuito para TV digital

Os kits podem ser retirados em Brasília a partir de 02/06 e, para isso, agendamento deve ser feito no site ou na central telefônica.

Começa nessa quinta-feira, 02/06, a distribuição de kits para conversão digital aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal de Brasília. O kit, composto por antena e conversor digital, permitirá que cerca de 340 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico na capital federal, que acontecerá em 26 de outubro. A distribuição é uma ação realizada pela Seja Digital – entidade criada para operacionalizar o processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel.

Os equipamentos são destinados aos beneficiários de Brasília e cidades do entorno que estavam ativos em programas de assistência do governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica em fevereiro de 2016. Para saber se é elegível à retirada do kit, é necessário acessar o portal www.sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para 147, com número NIS ou CPF em mãos. Os beneficiários então podem agendar a data, hora e o local de retirada. Em Brasília, são 12 pontos de retiradas, além de 8 pontos distribuídos nas cidades do entorno.

Além de Brasília, o sinal analógico será desligado em outras nove cidades da região ainda esse ano: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Nesses municípios, a partir de 26 de outubro, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, será necessário conectá-lo a um conversor digital. O conversor e uma antena adequada à nova tecnologia fazem parte do kit distribuído pela Seja Digital.

O desligamento do sinal analógico de TV segue um cronograma definido pela portaria 477 do Ministério das Comunicações e já foi realizado na cidade de Rio Verde (GO).

 

Brasília segue o exemplo de Rio Verde e se torna a primeira capital com o sinal de TV digital

Brasília será a primeira capital a ter o sinal analógico desligado no Brasil, mas a experiência da migração para o sinal digital começou há alguns meses na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás. No dia 1º de março deste ano a cidade passou a ser a primeira da América do Sul a ter o sinal de TV aberta exclusivamente digital. A Seja Digital atuou no município goiano por quase um ano e desenvolveu intenso trabalho para informar e conscientizar a população sobre o processo de migração do sinal.

Além da ampla divulgação na imprensa local, diversas ações e campanhas de rua foram realizadas no sentido de preparar a população para a mudança. Parcerias em eventos municipais, palestras em universidades, encontros com antenistas e concursos em escolas são alguns exemplos. Para garantir o acesso da população de baixa renda, a Seja Digital distribuiu cerca de 16 mil kits aos beneficiários inscritos em programas do governo federal. Na última pesquisa realizada após desligamento do sinal analógico, identificou-se que as TVs locais haviam perdido menos de 2% de audiência.

O desligamento do sinal analógico também é um passo importante para a evolução da qualidade da Internet em todo o Brasil. Com a saída do sinal analógico de TV, o “espaço” deixado por ele será utilizado para oferecer serviços de banda larga 4G. Acessível pelos celulares, esta tecnologia é muito mais rápida e estável que as atuais opções de sinal de Internet móvel no país.

Isso significa que, em alguns anos, teremos uma Internet de maior qualidade em todo o território nacional, aumentando ainda mais a acesso de toda a população à cultura e informação. É o Brasil entrando no patamar de países desenvolvidos nos serviços de telecomunicações.

 

9 Comments on "Beneficiários de programas sociais já podem retirar kit gratuito para TV digital"

  1. lindolfo augustinho de matos filho | 5 de Abril de 2017 em 20:21 | Responder

    como retirar o kit?

  2. Bom dia! sou beneficiária de Programas Sociais. Aonde retiro o meu Kit?
    Meu e-mail: jaelitamoreira@gmail.com
    Aguardo resposta.

  3. Boa tarde como posso garantir o meu quite só benefíciara bolsa família 071 83077419

  4. quero receber conversor digital

  5. quem é inscrito no baixa renda na tarifa de energia, tem direito ao kit digital?

  6. gostaria de me cadrastar pra receber o kiti sou benificiara da bolsa familia

  7. aparecida isabel campos camargo | 9 de Maio de 2017 em 09:27 | Responder

    gostaria de pegar um kit nao sou benificiaria de bolsa familia

  8. gostaria de pegar um kit sou benificiario da bolsa familia……

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*