Acre recebe última etapa da expedição Rally da Pecuária

Os principais pecuaristas do estado do Acre participaram na noite de quinta-feira, 9, da expedição denominada Rally da Pecuária, que percorre as principais regiões produtoras da bovinocultura brasileira.

A intenção do projeto, que existe há seis anos, é viajar por todo o país levantando informações, por meio de equipes técnicas, produzir um retrato fiel da atividade e ampliar o conhecimento sobre a pecuária no Brasil.

O Rally da Pecuária teve largada no dia 11 de abril na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e já passou pelos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre, totalizando mais de 60 mil quilômetros percorridos.

No encontro em Rio Branco, os pecuaristas acreanos responderam a um questionário que levanta, entre outros dados, áreas de pastagens e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Com esses dados e também com visitas a algumas propriedades rurais, o projeto consegue ter um parâmetro de cada estado na qualidade dos pastos e das fazendas, evolução do rebanho e as tecnologias utilizadas em cada região do país.

“Existe uma lacuna no que diz respeito à informação da pecuária brasileira. Não temos, por exemplo, nenhum levantamento rigoroso sobre qualidade das pastagens no país”, afirma Maurício Nogueira, coordenador do projeto.

Representantes da pecuária do Acre elogiam iniciativa

A sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) foi tomada por centenas de pecuaristas do estado interessados em participar do evento.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária no Acre (Fundepec), Alcídes Teixeira, falou da importância do Acre ser um dos estados escolhidos pelo projeto. “O importante é o conhecimento de toda a cadeia produtiva e comercial que é proporcionado aos criadores de gado, mostrando o que é preciso ser feito para que o produtor tenha mais eficiência na sua produção”.

José Carlos Reis, secretário Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap), foi um dos convidados do e afirmou da necessidade do acesso à tecnologia. “Esse tipo de atividade é sempre muito bem vinda porque sabemos que é preciso verticalizar a produção. Melhorar a genética é um desafio e informação é extremamente importante”.


Seja o primeiro a comentar on "Acre recebe última etapa da expedição Rally da Pecuária"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*