Estratégia PCI é apresentada na Noruega em conferência internacional sobre REDD+


Cuiabá (MT) – A ambiciosa meta do Governo de Mato Grosso apresentada na 21ª Conferência Global do Clima (COP21), em dezembro passado, na França, continua a despertar o interesse do mundo. Nesta quarta-feira (15), a assessora técnica do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Elaine Corsini, apresenta a Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) durante a conferência internacional Oslo REDD Exchange 2016, realizada na Noruega.

Corsini comporá o dispositivo do painel que aborda o tema “Implementação da jurisdição dos compromissos da cadeia de abastecimento”. Além da representante do Governo do Estado, também foram convidados a debater e a complementar a perspectiva sobre o assunto o presidente executivo da Hopefull Group (indústria de soja da China), Tan Lin; a gerente da multinacional anglo-holandesa Unilever, Melissa Miners; e o diretor do FLEGT & REDD Facilities (instituto florestal europeu), Jussi Vitanen.

A conferência está sendo realizada desde ontem (14.06), em Oslo, Capital da Noruega, e é promovida pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad, na sigla em inglês). O evento trouxe para a discussão neste ano a temática do REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal).

Estratégia PCI

O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governador Pedro Taques, em março deste ano, para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP 21. A proposta ao criar o Comitê é estabelecer um sistema de governança para planejar o detalhamento e a execução das metas do programa, que busca a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

A Estratégia PCI foi construída de forma participativa entre as secretarias do Estado, representantes da sociedade civil e empresas privadas. O GAE é responsável pela coordenação geral da estratégia do grupo, enquanto os eixos temáticos Produzir, Conservar e Incluir estão sob a coordenação da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Sema (Secretaria de Meio Ambiente) e Seaf (Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários), respectivamente.

Ao todo, integram a comissão sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Acompanhe a transmissão ao vivo da Oslo REDD Exchange 2016.

Seja o primeiro a comentar on "Estratégia PCI é apresentada na Noruega em conferência internacional sobre REDD+"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*