Goiás apresenta Assistente Virtual em reunião em Porto Alegre


Porto Alegre (RS) – A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresenta o Assistente Virtual instalado no Portal da Transparência do Governo de Goiás e no site da pasta durante Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), marcada para os próximos dias 16 e 17 em Porto Alegre (RS). O convite partiu da própria entidade com o objetivo de mostrar a experiência goiana aos secretários dos demais Estados e representantes das áreas de controle interno das prefeituras de capitais. Goiás é pioneiro na utilização dessa ferramenta no serviço público. O lançamento ocorreu no dia 28 de março e está em operação na versão beta por um período de 90 dias. Em abril, foram registradas e respondidas com assertividade 1.934 perguntas e outras 499 no mês de maio.

O Assistente Virtual é um dispositivo que utiliza a base de dados do próprio Portal da Transparência para responder perguntas feitas diretamente pelos usuários, de forma objetiva e em linguagem humanizada. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos às informações governamentais, aumentando a transparência pública e contribuindo para estimular o controle social pela sociedade. O aspecto conceitual da ferramenta e as etapas de implementação em Goiás serão apresentadas de forma detalhada na reunião do Conaci pelo sub-chefe da CGE-Goiás, André da Silva Goes, e pela superintendente de Transparência Pública da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Maria D’Abadia Brandão, durante o painel Aplicativos de Gestão Pública, no dia 17.

Programação
Em Porto Alegre, os representantes dos órgãos de controle interno de todo o País estarão discutindo temas diversos de interesse comum, com foco na melhoria dos processos de controle, além de temas administrativos. A programação inclui palestras sobre Identificação de Fraudes em Pregões Eletrônicos eComentário dos Estados sobre a Regulamentação do 3º Setor. Na tarde do dia 16, as discussões vão girar em torno do tema Matriz de Risco para Planejamento de Auditoria e Experiências de entes filiados ao Conaci sobre nova contabilidade pública.

Também na Reunião Técnica de Porto Alegre haverá apresentação da parceria que o Conaci fez com o Banco Mundial para o desenvolvimento do controle interno nos Estados e municípios. Goiás já avançou nesta questão, inclusive encaminhando ao Banco Mundial o Plano de Ação a ser desencadeado nos próximos anos. Um Grupo de Trabalho do Conaci vai apresentar um balanço sobre a aplicabilidade daLei de Acesso à Informação. Ainda para o dia 17 está prevista palestra sobre Audit Analytics – Painéis de Auditoria Interna e, finalmente, o debate e aprovação de assuntos administrativos do Conselho.

Seja o primeiro a comentar on "Goiás apresenta Assistente Virtual em reunião em Porto Alegre"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*