Governadora de Roraima inspeciona obras do Centro de Referência

Governadora de Roraima, Suely Campos (Foto Sidney Oliveira)

Boa Vista (RR) – A governadora Suely Campos realizou na quarta-feira (15), uma inspeção nas obras de reforma da nova sede do Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM). A previsão é que o serviço seja concluído no mês de agosto.

A obra tem investimento de R$ 1.342.014,28, provenientes do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, com contrapartida do Governo do Estado.

Acompanharam a visita, o secretário Estadual de Saúde, César Penna, e os adjuntos Paulo Linhares e Betânia Avelino, além da diretora do CRSM, Marília Pinto, e representante da empresa responsável pela obra.

O Centro funciona há 12 anos anexo ao prédio do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e a nova sede da unidade ficará localizada na avenida Capitão Júlio Bezerra, 1632, no bairro Aparecida, prédio pertencente à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), onde antigamente funcionava a Residência Médica.

A meta é aumentar o número de atendimentos, com a implantação de novos serviços, ampliação do número de consultórios médicos, e com a aquisição de novos equipamentos.

De acordo com a governadora Suely Campos, as novas instalações do Centro vão mudar a atenção dispensada à saúde da mulher em Roraima. “É uma obra realizada com muito carinho e cuidado. O Centro de Referência terá equipamentos modernos para melhorar o diagnóstico de doenças e consultórios com especialistas para oferecer atendimento humanizado”, destacou.

Atualmente o CRSM atende uma média de 350 pessoas por dia em mais de 30 serviços ofertados. Segundo a diretora da Unidade, Marília Pinto, a meta é melhorar e aumentar o número de atendimentos. “Vamos contar com mais seis consultórios médicos, além de novos serviços e equipamentos que irão garantir diagnósticos mais eficientes e precisos”, afirmou.

ATENDIMENTOS

O Centro de Referência de Saúde da Mulher é especializado em atendimentos ao público feminino e disponibiliza vários serviços relevantes à prevenção e tratamento de saúde para mulheres.

Realiza exames ultrassonográficos de mama, obstétrica, morfológica, endovaginal e doppler, mamografia, além de teste rápido para HIV, hepatite e sífilis e exames para o diagnóstico de câncer de mama e de colo do útero. No Centro também são realizados pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos.

O CRSM trabalha também com o Planejamento Familiar, em que são realizadas semanalmente palestras informativas, educativas e explicativas sobre o tema. Os palestrantes descrevem os métodos contraceptivos existentes, explicando a eficácia, as vantagens e desvantagens de cada um, bem como indicam a melhor opção para cada caso específico.

A Unidade realizada o acompanhamento pré-natal de alto risco e disponibiliza a população feminina várias especialidades médicas, entre elas, mastologia, pediatria, endocrinologia, urologia. São disponibilizados também atendimentos com nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

Para ter acesso aos serviços da Unidade, é preciso ser encaminhado pelos profissionais da Atenção Básica (postos de saúde). O CRSM funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18 horas.


Seja o primeiro a comentar on "Governadora de Roraima inspeciona obras do Centro de Referência"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*