Governador de Brasília se reúne com presidente interino Michel Temer

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.


Rollemberg falou sobre renegociação das dívidas e fez pedidos de mais autorizações para operações de crédito. Novo encontro está marcado para segunda (20)

O governador de Brasília Rodrigo Rollemberg se reuniu com o presidente interino da República, Michel Temer, no fim da tarde desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto. Na conversa, o chefe do Executivo local apresentou assuntos de interesse dos governadores, como a renegociação das dívidas com a União, e fez pedidos de mais autorizações para operações de crédito.

“Manifestei a posição do que tenho conversado com os demais governadores. Ele [Temer] sabe da necessidade dessas medidas para melhorar o ambiente econômico”, explicou Rollemberg, que vai participar de um novo encontro com o presidente interino e governadores de outras unidades da Federação na segunda-feira (20). A ideia é que antes, pela manhã, os chefes dos Executivos locais unifiquem as propostas em encontro na residência oficial do governo de Brasília, em Águas Claras.

Operações de crédito

Quanto a renegociação das dívidas com a União, entre as principais propostas debatidas anteriormente entre os governadores, estão três questões: maior prazo de pagamento, período de carência e mudança no estoque da dívida. O governador de Brasília destacou que há particularidades no endividamento de cada unidade da federação, mas que o DF e os estados trabalham para que o interesse do conjunto seja defendido. “O importante é que se possa buscar a melhoria do ambiente econômico como uma solução para a retomada do desenvolvimento”, explicou.

O Distrito Federal tem uma das dívidas mais baixas do País, em torno de R$ 1 bilhão. “Para quem têm dívida pequena, como o DF, o mais importante é a retomada das operações de crédito. É fundamental para que tenhamos recursos para novos investimentos”, esclareceu Rollemberg. Uma das propostas já debatidas pelos governadores é que as unidades da Federação que menos estendessem o prazo do pagamento, teriam prioridade para aquisição de novas operações de crédito.

No encontro com o presidente interino Michel Temer, o governador também tratou da importância de aprovar projetos importantes para os estados e o DF no Congresso Nacional. Ele falou de dois projetos de emendas à constituição que tramitam nas Casas Legislativas, a PEC nº 233, de 2016, que permite a utilização de 20% dos depósitos privados para pagamento de precatórios, e a PEC nº 143, de 2015, que trata da desvinculação de receitas dos estados, municípios e DF.

Seja o primeiro a comentar on "Governador de Brasília se reúne com presidente interino Michel Temer"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*