RN: 0 Secretário da Sesed faz visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar

SESED/ASSECOM


Natal (RN)- O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, se reuniu na tarde desta sexta-feira (17), com a cúpula do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN), no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal. Durante o encontro, o comandante geral, coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, fez uma breve apresentação sobre a história do órgão, organograma e detalhou a estrutura e logística dos batalhões e unidades da capital e do interior do Estado. O comandante do CBMRN aproveitou ainda para abordar questões relacionadas ao orçamento e efetivo do órgão.

“Atualmente os nossos maiores desafios é a limitação de efetivo e a nossa centralização territorial. Com apenas 619 bombeiros muitas demandas ainda ficam reprimidas, sem atendimento, e nossas unidades estão presentes somente em 2,39% dos municípios do RN. Acreditamos que com a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) pelo Governo do Estado poderemos avançar para reduzir este deficit e, consequentemente, ofertar um melhor serviço a nossa sociedade” disse o coronel Otto Ricardo.

Para o secretário, a visita técnica ao Comando do Corpo de Bombeiros faz parte de um cronograma que pretende percorrer todo o estado, conhecendo de perto a realidade das unidades das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Itep e ouvindo servidores.

“Estou confirmando ao caminhar no terreno e ouvindo relatos dos profissionais, que de fato as forças de segurança passaram um tempo sem receber a atenção necessária, e essa falta de atenção reflete diretamente na qualidade dos serviços que hoje são oferecidos por estas instituições. O Corpo de Bombeiros é um órgão essencial para a segurança da sociedade e nós vamos interceder, junto ao Governo do Estado, para que a instituição possa se desenvolver ainda mais e ampliar unidades pelo interior, tendo em vista que muitas das regiões existentes não possuem unidades”, destacou o secretário.

.

Informações complementares

Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte tem a previsão legal de 1.065 militares, mas possui somente 619. Levando em consideração a população do RN, que está em torno de 3,4 milhões de habitantes, a atual relação existente é de um bombeiro para cada 5.570 habitantes, quando o ideal seria de um para 1000, um deficit de 78%. A Corporação possui unidades operacionais distribuídas em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, se fazendo presente em 2,39% dos municípios potiguares.

Seja o primeiro a comentar on "RN: 0 Secretário da Sesed faz visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*