RN: Sessão solene homenageia os 130 anos da Banda da Polícia Militar

SESED/ASSECOM


Natal (RN) – A Banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi homenageada pela passagem dos 130 anos de existência em sessão solene realizada na manhã da sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa. A comemoração destacou a importância da banda como agente de difusão cultural.

“Há, nas Bandas Militares, indubitavelmente, um compromisso com a arte e cultura, uma força e dinâmica capazes de fazê-las sobreviver ao tempo. A Banda de Música da PM tem atuado ao longo de todos esses anos como agente de difusão cultural, buscando dialogar com os diferentes tipos de público, compreendendo e abrangendo a nossa diversidade musical. O repertório permanece tradicional, mas não deixa de demonstrar a boa recepção às novidades da cultura musical”, disse a deputada Márcia Maia.

Ao falar em nome dos homenageados, o subtenente e regente da Banda, Francisco Vieira Fernandes, citou a atuação dos músicos que se apresentam na abertura anual das atividades legislativas e outras no decorrer do ano, executando hinos do Brasil e do Estado.

“É com o coração carregado de emoção que represento esse efetivo audaz e valente que orgulha a instituição. A Casa nos acolhe e dignifica nosso trabalho, 130 anos da Banda é um fato histórico e mesmo com dificuldades estamos no caminho certo”, disse o regente.

O deputado Hermano Morais (PMDB) também prestigiou a solenidade, que contou ainda com a presença de policiais militares; do comandante da Polícia Militar do RN, Dancleiton Leite; do vereador de Natal Aroldo Alves (PSDB) e demais autoridades.

.

Banda de música da PM

A Banda de Música da Polícia Militar do Estado foi instituída pela Lei n° 982 de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do RN. Subunidade mais antiga da Corporação, a banda foi inicialmente formada por dez instrumentistas e alcançou o seu apogeu no ano de 1922, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.

Alguns Mestres e Contramestres dedicaram grande parte de sua vida em favor do bom andamento do serviço e engrandecimento da Banda, com destaques para o Major PM Lourival Cavalcanti Duarte, Tenente Juvenal Lira, Tenente Djalma Ribeiro da Silva, Tenente Luís Alcântara Lucas.

 

Seja o primeiro a comentar on "RN: Sessão solene homenageia os 130 anos da Banda da Polícia Militar"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*