RS: Ospa promove concertos em Caxias do Sul e Bento Gonçalves

A 'Série Interior' concretiza o compromisso de tornar mais constante a presença da orquestra em várias cidades do Rio Grande do Sul (Foto: Ana Eidam/Ascom Ospa)


Porto Alegre (RS)- A Orquestra Sinfônica Porto Alegre faz apresentações gratuitas na Serra no final do mês de junho. No próximo domingo (26) às 18h, o concerto será em Caxias do Sul, no Salão Social do Clube Recreio da Juventude. Bento Gonçalves recebe a orquestra no dia 28, terça-feira, às 20h, na Fundação Casa das Artes.

Sob a batuta do seu diretor artístico e maestro, Evandro Matté, os músicos interpretarão trechos de óperas das tradições italiana e francesa, além de composições latino-americanas com ritmos cubanos, portenhos e brasileiros. A mezzosoprano Rose Carvalho é a solista convidada.

.

Sobre o programa

O repertório começa com a Abertura da ópera ‘La Forza del Destino’, de Giuseppe Verdi (1813-1901), um dos maiores nomes da lírica italiana. Na sequência, uma das árias da mais célebre ópera do francês Georges Bizet (1838-1875), ‘Habanera: L’amour est un oiseau rebelle’, será interpretada pela solista Rose Carvalho, que assume o papel-título de ‘Carmen’. Depois da ‘Valsa do Imperador’, de Johann Strauss II (1825-1899), a cantora retorna para interpretar ‘Una Voce Poco Fa’, trecho da ópera-bufa ‘Il Barbiere di Siviglia’, de Gioacchino Rossini (1792-1868).

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a Ospa dá continuidade ao concerto com a ‘Dança Brasileira nº 1’, de Camargo-Guarnieri, peça marcada pela influência de ritmos e melodias de danças nacionais. Depois, a expressividade portenha se mostra em um arranjo de Alexandre Ostrovski Jr. para o ‘Libertango’, de Astor Piazzolla. Para encerrar, o ‘Danzon nº2’, obra da série que o mexicano Arturo Marquez compôs a partir da dança cubana de mesmo nome que ganhou popularidade no seu país.

Sobre a Série Interior de Concertos

Depois da inédita inauguração da Temporada de 2015 no interior do estado, a Ospa voltou a fazer em 2016 o concerto de abertura do ano fora de Porto Alegre. A ‘Série Interior’ concretiza o compromisso de tornar mais constante a presença da orquestra em várias cidades do Rio Grande do Sul. Promovida pela Fundação Ospa em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a teatros, igrejas e auditórios do interior.

Em Caxias do Sul, o concerto é promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio do Clube Recreio da Juventude. Em Bento Gonçalves, a realização é conjunta com a Corsan e a Secretaria de Cultura do Município.

Serviço em Caxias do Sul:

O quê: Concerto da Ospa Série Interior

Quando: domingo (26), às 18h

Onde: Salão Social do Clube Recreio da Juventude, na Rua Pinheiro Machado, nº 1762, no Centro de Caxias do Sul
Serviço em Bento Gonçalves:

O quê: Concerto da Ospa Série Interior

Quando: terça-feira (28), às 20h

Onde: Anfiteatro Ivo Antonio Da Rold da Fundação Casa das Artes, na Rua Herny Hugo Dreher, nº 127

Entrada franca

Seja o primeiro a comentar on "RS: Ospa promove concertos em Caxias do Sul e Bento Gonçalves"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*