AM: Mais de 2 mil estudantes da rede pública estadual participam de Grand Prix esportivo na Vila Olímpica de Manaus

FOTO: EDUARDO CAVALCANTE/SEDUC


Manaus (AM) – Com o objetivo de fortalecer as ações de Educação Física desenvolvidas nas escolas públicas estaduais e auxiliar a preparação dos estudantes que participarão da edição de 2016 dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início na terça-feira (21) a um Grand Prix esportivo. Mobilizando 2,8 mil alunos, o evento se estenderá até a próxima sexta-feira (24).

Com o Grand Prix, os estudantes da rede pública estadual participarão de competições em oito modalidades esportivas, sendo elas: atletismo, xadrez, badminton, judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia e também natação.  As competição serão desenvolvidas na Vila Olímpica de Manaus, na Arena Amadeu Teixeira, no Clube do Trabalhador Sesi e também nas quadras poliesportivas das escolas estaduais Isaac Swerner e Senador Petrônio Portella.

De acordo com o coordenador de Educação Física da Seduc, professor Joel Soldera, além de contribuir com a preparação dos estudantes que participarão dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), o Grand Prix busca favorecer a qualidade de vida dos jovens. “Este favorecimento é fortalecido pela prática do desporto, sobretudo com o devido assessoramento dos nossos professores de educação física”, citou o coordenador.

O primeiro dos quatro dias de atividades contou com a organização de disputas de atletismo, xadrez e judô, com disputas desenvolvidas no espaço da Vila Olímpica de Manaus e de badminton, na Arena Amadeu Teixeira. Conforme programação, o Grand Prix terá continuidade nos próximos três dias com competições de luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia e natação.

Esporte e inclusão – O Grand Prix também trabalha a inclusão social oportunizando a participação de estudantes portadores de necessidades especiais. Uma das instituições de ensino que trabalham com a educação específica e que participa das modalidades é a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos, a qual oferece atendimento a estudantes surdos.

Para a professora Maria das Graças Fonseca, que atua na escola, a possibilidade de participação dos estudantes reforçará o desenvolvimento. “Trabalhamos a inclusão diariamente em nossa escola e este evento reforçará nosso objetivo, reforçando a integração e o desenvolvimento dos alunos”, comentou.

O coordenador de Educação Física do Distrito 5 da Seduc, professor Jorge Lelis, acrescentou que o Grand Prix integra os estudantes e também tem a finalidade de prepará-los para competições de grande porte, como o Jeas.

Participação – Para o estudante Daniel Ramos, 14, aluno do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elisa Bessa Freire, a participação no Grand Prix é um estímulo para uma maior dedicação ao esporte. “Estou muito feliz em participar e estarei focado em elevar minhas habilidades para poder participar de competições em níveis estadual e até nacional”, contou.

Kewlleeh Diogo, 14, aluno do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Áurea Braga (CMPM IV), comentou que a participação em atividades desta natureza reforça o desejo e o sonho de muitos jovens em competir profissionalmente no futuro. “Muitos de nós queremos, um dia, nos tornar atletas profissionais. Por isso consideramos importante que se realizem eventos como este”, disse o jovem.

Seja o primeiro a comentar on "AM: Mais de 2 mil estudantes da rede pública estadual participam de Grand Prix esportivo na Vila Olímpica de Manaus"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*