Governo de Brasília cria o Portal do Voluntariado

O lançamento do site ocorre na manhã desta terça-feira (21), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Colaboradora do governo e idealizadora do portal, Márcia Rollemberg. (Foto: Dênio Simões)


Ferramenta desenvolvida pelo Executivo local e lançada nesta terça-feira (21) cruzará informações entre voluntários e instituições que precisam de ajuda

Brasília (DF) – Pessoas interessadas em desenvolver algum trabalho voluntário terão o contato facilitado com instituições que precisam de ajuda. O governo de Brasília criou o Portal do Voluntariado, plataforma que cruzará informações de quem tem vontade de colaborar em atividades sociais com as de organizações (governamentais ou não) que desenvolvem esse tipo de trabalho.

O lançamento do site ocorreu na manhã desta terça-feira (21), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ao lado da esposa, colaboradora do governo e idealizadora do Portal do Voluntariado, Márcia Rollemberg, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia.
“Fazer o bem é reunir as capacidades, as potencialidades das pessoas; temos uma sociedade muito solidária, muito generosa, que, muitas vezes, quer ajudar e não sabe como”, destacou o chefe do Executivo. “O objetivo desse portal é receber essas solicitações e orientar a pessoa para onde ela pode ajudar numa determinada política pública”, disse Rollemberg.

A nova ferramenta funciona como uma rede social para conectar perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. “É conectar capacidades e oportunidades, fazendo dessa rede um espaço de encontro e de estímulo à participação, ao controle social e à promoção da cidadania”, explicou Márcia Rollemberg, que fez a apresentação do portal nesta terça.

Durante o evento, além de informações sobre projetos de voluntariado, diversos computadores estavam à disposição dos interessados em já se cadastrar no portal. Foi o que fez o autônomo Genival dos Santos, de 24 anos. “Eu gosto de fazer trabalho voluntário. Vou aproveitar agora o período de férias e fazer alguma coisa para a comunidade”, disse ele, que mora em Ceilândia, cursa letras e direito e já participou de ações desse tipo na Copa do Mundo de 2014.

Representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Larissa Bezerra destacou o sentimento do voluntariado. “Estamos aqui completamente para somar. Não é só doar dinheiro, é doar uma ação, uma semente para um plantio melhor.”

Uma das iniciativas apresentadas foi o voluntariado para a Olimpíada, em áreas como mobilidade e sustentabilidade. O tema foi destacado pela secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. Também participaram do evento no Mané Garrincha representantes de diversas áreas do governo de Brasília e de projetos sociais, parlamentares e a atriz e apresentadora Maria Paula, incentivadora do Portal do Voluntariado.

Programa Brasília Cidadã

O Portal do Voluntariado faz parte das atividades que vão compor o Brasília Cidadã, a ser lançado no segundo semestre de 2016. O objetivo é identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população.

Entre as ações de participação popular que têm sido desenvolvidas pelo governo de Brasília estão a Roda de Conversa, o Voz Ativa, audiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.

Mais informações sobre o Portal do Voluntariado
(61) 3312-9943 (atendimento das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira)
portaldovoluntariado@df.gov.br

Seja o primeiro a comentar on "Governo de Brasília cria o Portal do Voluntariado"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*