Prêmio Nobel da Paz, Jimmy Carter parabeniza Governo Temer por nomeação do ministro da Transparência


Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente dos Estados Unidos, o ativista da democracia Jimmy Carter enviou carta para o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do governo Temer, Torquato Jardim, cumprimentando-o por sua nomeação para o Executivo Federal pelo presidente Michel Temer. “Rosalyn (a esposa de Carter) se une a mim para  parabeniza-lo pela nomeação como ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do governo do Brasil. Sua dedicação será vital para salvaguardar os valores democráticos no Brasil. Ao enfrentar os desafios que estão por vir, saiba que tanto você quanto o presidente Temer contam com o nosso apoio incondicional”, diz o texto da correspondência.

Torquato Jardim tomou posse em 2 de junho como ministro da Transparência, Fiscalização e Controle. Entre seus principais desafios, está a adoção providências para reduzir os índices de corrupção e desperdício de recursos na administração federal. Esse conjunto de medidas prevê a elaboração de normas para os acordos de leniência entre o setor privado e o governo – ação já em andamento desde o dia da posse. A carta de Jimmy Carter é datada de 08 de junho de 2016.

Carter recebeu o Nobel da Paz em 2002. Ele foi o 39º presidente dos Estados Unidos, governando o país entre 1977 e 1981. Reconhecido mundialmente por sua atuação em prol das democracias, atuou na celebração da paz entre Israel e Egito, assinou um tratado com o Panamá para devolver o Canal ao país em 2000, estabeleceu relações diplomáticas com a China, assinou tratados com a antiga União Soviética, adotou políticas de distensão com países comunistas, entre eles Cuba, e influenciou o processo de abertura democrática em países da América Latina, quase todos então governados por ditaduras militares.

Após sua saída da Presidência dos Estados Unidos, passou a dirigir uma fundação pela defesa da democracia em todo o planeta. No Brasil, o ministro Torquato Jardim é representante da Comissão Carter Pela Democracia, e tem uma trajetória profissional vinculada à difusão de valores democráticos internacionalmente. Como jurista, o brasileiro é reconhecido como um dos maiores especialistas em Direito Constitucional e Direito Eleitoral do Brasil. Foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) duas vezes. Foi professor da Faculdade de Direito da UnB (Universidade de Brasília) e é autor de livros sobre Direito e jurisprudência no Brasil. No meio jurídico, Torquato Jardim é considerado o primeiro notável a ser nomeado para o ministério do governo Temer.

 

 

Seja o primeiro a comentar on "Prêmio Nobel da Paz, Jimmy Carter parabeniza Governo Temer por nomeação do ministro da Transparência"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*