MA: Primeira edição do Projeto Viva na Melhor Idade leva cidadania ao asilo Mendicidade

Projeto Viva na Melhor Idade atende idosos na capital. (Foto: Divulgação)

São Luis (MA) – Pensando em uma forma de levar Cidadania a todos os maranhenses, o Viva criou o projeto Viva na Melhor Idade, que disponibiliza os serviços de documentação básica para idosos. Na primeira edição, que aconteceu nesta sexta-feira (24), os idosos do Asilo Mendicidade, localizado no São Francisco, tiveram a oportunidade de emitir RG e CPF. Além disso, com a parceria do SENAC, foram oferecidos tratamentos de beleza.

Na primeira etapa do programa, no asilo Mendicidade, 22 idosos tiveram seus documentos assegurados com maior comodidade e acessibilidade. A iniciativa do Viva pretende atender o maior número de cidadãos na terceira idade que possuem alguma debilitação ou dificuldade de locomoção para se dirigir até uma unidade do órgão.  Assim, seguindo mais uma diretriz do Governo do Maranhão em promover os direitos do cidadão com base no princípio da equidade, garantindo a todos o acesso aos serviços públicos.

Com início às 9h, os idosos receberam as boas vindas com um salão de beleza montado na área de convivência do asilo, onde foram realizados corte de cabelo, escova e spa dos pés e das mãos, promovidos pela equipe de profissionais e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, ressalta a importância social de atividades como essa.  “Além de atender às metas do órgão de descentralizar o atendimento, levando um serviço de qualidade a todos os maranhenses, é gratificante assegurar o direito de idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Vamos intensificar o programa Viva na melhor idade, garantido documentos atualizados e em perfeitas condições de uso para os idosos”, afirmou o diretor.

Para os profissionais que trabalham no asilo, ações como essa trazem, além de serviços, auto estima e alegria para os idosos. “É gratificante ver projetos como essa chegando ao nosso lar de idosos. Além disso, a documentação básica é essencial, muitos possuem RG antigo, o que gerava dificuldade para ter acesso a outros serviços, como médicos e INSS”, afirmou o administrador do asilo, Ulysses Aires.

Para encerrar o dia de atividades, os idosos se divertiram com a apresentação do grupo de tambor de crioula do Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), composto por aposentados do Governo do Estado.

Seja o primeiro a comentar on "MA: Primeira edição do Projeto Viva na Melhor Idade leva cidadania ao asilo Mendicidade"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*