Comitê da cultura exportadora no Piauí capacita microempresários para o mercado internacional

Microempresários de Piripiri e região recebem orientações para entrar no mercado internacional

Piripiri (PI) – O Comitê da Cultura Exportadora, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), realizou, na tarde desta quarta-feira (29), no município de Piripiri, a apresentação do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) aos microempresários da cidade e região.

O objetivo do evento foi orientar os microempresários e aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, por meio de informações a empresários que desejam entrar no mercado internacional.

“Temos uma expectativa muito grande de saírem grandes exportadores desse evento, que oportuniza os microempresários a se capacitarem. Nosso município já exporta diversos produtos, como a cera de carnaúba e alguns produtos derivados”, disse o secretário municipal de Administração de Piripiri, Arimatéa Melo.

Para Ismael Bastos, gerente do escritório do Sebrae de Piripiri, esse evento é uma inovação na área. “Aqui foi exposto, para os microempresários de Piripiri e região, as formas de se fazer uma busca de mercados. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer o passo-a-passo e a partir disso, saber como devem seguir no mercado internacional”, declarou.

O plano apresentado pelo Comitê visa envolver as ações das entidades dentro de uma trilha de internacionalização, ou seja, dentro dos estágios de exportação que passam por cinco etapas: o da sensibilização, da inteligência comercial, da adequação de produto, da promoção e da comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

As empresas participantes do PNCE terão apoio dos parceiros na avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.

“Esse evento é muito interessante, pois incentiva e orienta como nós, pequenos empreendedores,devemos  manter nossas empresas e crescer não só em nosso município mas também em outros lugares”, pontuou a microempresária de apicultora, Maria Aparecida.

Dentre as ações do plano previstas para este ano, estão: Curso Básico de Exportação e Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (MDIC); Estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil) e Pesquisa de mercado e videoconferência com os Secoms (MRE).

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