Odebrecht TransPort reforça caixa com mais de R$ 600 milhões para investimentos


A Odebrecht TransPort, empresa de mobilidade urbana, rodovias, aeroportos e logística da Organização Odebrecht, anunciou hoje, 30/6, transações que irão reforçar seu caixa em R$ 625 milhões “para dar continuidade a investimentos que contribuem para a melhoria da infraestrutura, a retomada do crescimento econômico do país e a criação de empregos”, como disse o presidente da empresa, Paulo Cesena.

Uma das transações da Odebrecht TransPort, em fase de aprovação pelo seu Conselho de Administração, será a emissão por parte de sua subsidiária integral Odebrecht Rodovias de debêntures privadas com prazo de 5 anos, no valor de R$ 350 milhões.

Além disso, a Odebrecht Rodovias assinou com a CCR um contrato de compra e venda pelo qual transferirá integralmente a sua participação acionária na concessionária ViaRio, no Rio de Janeiro.

A ViaRio, a ser inaugurada nos próximos dias, é uma via expressa que liga a Barra da Tijuca a Deodoro e conecta as maiores instalações dos Jogos Olímpicos, como a Vila dos Atletas, o Parque Olímpico e o Parque Radical. Nela, a Odebrecht Rodovias divide a sociedade de forma igual com a CCR e a Invepar, cada uma com 33,33%.

Outra subsidiária da Odebrecht TransPort, denominada Montgomery, recebeu da mesma CCR proposta firme para a compra dos seus 15% de participação na ViaQuatro. Trata-se da concessionária da Linha 4 Amarela de metrô em São Paulo, que liga o Centro à Zona Oeste. Atualmente, a CCR detém 60% da ViaQuatro; a Odebrecht TransPort, via Montgomery, 15%; a RuasInvest, também 15%; e a Mitsui, 10%.

Como no caso da ViaRio, a efetivação da transação da ViaQuatro depende de autorizações legais. Ambas as operações representam para a Odebrecht TransPort e suas subsidiárias a entrada em caixa de R$ 275 milhões.

Para a Odebrecht TransPort, “as operações agora realizadas decorrem da análise, que deve ser contínua e permanente, da situação do país e dos mercados, considerando, entre outros pontos, a necessidade de desmobilização total ou parcial de participação acionária em ativos que não sejam considerados estratégicos”.

“A crise econômica e a forte retração do crédito disponível para financiar projetos nos obrigaram a reavaliar as nossas opções estratégicas, particularmente associadas à alocação de capital e diversidade de negócios”, disse o diretor financeiro da Odebrecht TransPort, Marcelo Felberg.

“O nosso foco”, acrescenta Felberg, “será nos projetos em carteira nos quais temos controle acionário ou participação significativa e que também ofereçam oportunidades de crescimento, escala e perfil de risco ajustado ao retorno adequado”.

Para Paulo Cesena, “medidas do governo federal estão sinalizando a possibilidade de recuperação de um ambiente propício ao investimento”. Ele acrescenta: “Estou confiante em que a equipe econômica criará mecanismos eficientes de financiamento que sirvam tanto aos projetos das fases anteriores do Programa de Investimentos em Logística como às futuras concessões, pois esta é a maneira mais rápida de atrair investidores, criar empregos e colocar em funcionamento o relógio do crescimento econômico”.

 

Portfólio

Após essas transações, a Odebrecht TransPort ficará com 17 ativos em seu portfólio:

  • 7 concessões da subsidiária integral Odebrecht Rodovias (Rota das Bandeiras, SP; Rota do Oeste, MT; Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, PE; Bahia Norte e Litoral Norte, BA; e Rota das Fronteiras, PR);
  • 4 concessões de subsidiária Odebrecht Mobilidade, em sociedade com a Mitsui e fundo de investimento do governo japonês (Linha 6 de metrô em São Paulo, SuperVia e VLTs do Rio de Janeiro e de Goiânia);
  • 1 aeroporto – RIOgaleão;
  • 4 empresas de logística (Embraport, Liquiport, Terminal de Açúcar de Suape e Logum);
  • 1 empresa de implantação e manutenção de abrigos de ônibus e exploração comercial de painéis publicitários em São Paulo (Otima).

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