Dia do Cooperativismo é comemorado com serviços à população em Porto Alegre

Governador José Ivo Sartori esteve na abertura do Dia C, no Largo Glênio Peres - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Porto Alegre (RS) – A segunda edição do Dia C – Dia de Cooperar, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi comemorada no sábado (2) no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. A data é celebrada no primeiro sábado de julho e marca o Dia Internacional do Cooperativismo. É a maior ação de voluntariado do Brasil.

O governador José Ivo Sartori compareceu ao ato. “O dia de cooperar é um exemplo para todos nós. É a ação conjunta das cooperativas oferecendo serviços à população”, disse.

Acompanhado do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o governador ressaltou que, em 2016, o Dia C mobiliza mais de sete mil voluntários em 90 cidades do Rio Grande do Sul, com a participação de 176 cooperativas, levando informação e serviços às pessoas. Em 2015, por exemplo, foram 280 mil voluntários, 1.300 cooperativas e 2,5 milhões de beneficiados com atividades educativas, de bem-­estar, lazer e esporte.

O Dia C é promovido pelas cooperativas, com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e das unidades estaduais – o governo do Estado é parceiro do cooperativismo. No Estado, o lançamento do evento foi  dia 30 passado, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), na capital. O ato no Largo teve a participação de representantes de diversas cooperativas gaúchas e de entidades parceiras.

Até às 17h deste sábado, vários estandes oferecem serviços e orientações à população em áreas como educação financeira, emprego, doação de orgãos e até massagens terapêuticas. No Brasil, o cooperativismo tem 13 milhões de associados, 366 mil empregados e 6.673 cooperativas. De acordo com o presidente do Sistema Ocergs/Sescop-RS, Vergilio Perius, a riqueza da economia do sistema cooperativista vem dos seus associados.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e a senadora Ana Amélia Lemos compareceram ao Largo.

Seja o primeiro a comentar on "Dia do Cooperativismo é comemorado com serviços à população em Porto Alegre"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*