ELEIÇÕES 2016 | Ibope: Wagner Júnior, Piau e Lerin tecnicamente empatados em Uberaba

Uberaba (MG) – Entre os dias 24 e 28 de junho o IBOPE Inteligência realizou, a pedido da Rádio Sete Colinas, de Uberaba, uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Uberaba. Neste momento, em que ainda não há definição oficial dos candidatos, foram testadas intenções de voto considerando possíveis nomes para a disputa.

O levantamento mostra três possíveis candidatos tecnicamente empatados em primeiro lugar, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais. Wagner Júnior (PTC), o atual prefeito Paulo Piau (PMDB) e Lerin (PSB) têm 18%, 17% e 16% de intenções de voto, respectivamente. Em um segundo patamar, Almir Silva (PR) aparece com 10% das intenções de voto, seguido por Samir Cecílio (PSDB), com 6%. Edson Santana (PPS) e Ripossati (PSD) são apontados por 4% cada, Ângela Mairink (PP) aparece com 3% e J.Júnior (PTB) com 1%. As menções a outros candidatos (Dê da Só Faróis pelo PPL, Josimar do PT e Públio Rocha do PV) somadas atingem 1%. Os eleitores que declaram que votariam em branco ou anulariam o voto totalizam 16%, enquanto os que não sabem ou não respondem à pergunta representam 5% da amostra.

O levantamento também investigou a preferência dos eleitores considerando um cenário reduzido de intenção de voto. Novamente, os pré-candidatos mais citados aparecem em situação de empate técnico. Paulo Piau é mencionado por 27% dos eleitores, Wagner Júnior por 26%, enquanto Lerin aparece com 22% das menções. Em outro patamar, aparece Ângela Mairink com 5% das intenções de voto. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 18% e indecisos, 2%.

Intenção de voto espontânea

Na pergunta sem a apresentação do disco com o nome dos candidatos, a maioria dos eleitores (60%) não sabe indicar um nome ou prefere não opinar. O atual prefeito Paulo Piau é mencionado por 9% dos eleitores. Lerin e Anderson Adauto têm 4% das intenções de voto cada, ao passo que Almir Silva e Wagner Júnior obtêm 2% das menções cada. Outros candidatos aparecerem com até 1% das intenções de voto. Aqueles que dizem que votariam em branco ou anulariam o voto somam 14%.

Segundo turno

O IBOPE Inteligência testou seis possíveis cenários para o segundo turno. No primeiro, o candidato do Partido Trabalhista Cristão, Wagner Junior, é mencionado por 40% dos eleitores, enquanto Paulo Piau é citado por 39%. Os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 20% e aqueles que não sabem ou não opinam representam 1% da amostra.

No segundo cenário, os eleitores opinaram entre Wagner Júnior e Lerin. O candidato do PTC tem 42% das intenções de voto, enquanto Lerin tem 37%. Cerca de um quinto dos respondentes (19%) declara intenção de votar em branco ou anular o voto e 2% estão indecisos.

Quando o embate se dá entre Wagner Junior e Ângela Mairink, o primeiro candidato lidera com vantagem, atingindo 57% das intenções de voto. Em outro patamar, Ângela Mairink obtém 15% da preferência dos entrevistados. Aproximadamente dois em cada dez eleitores (23%) declaram intenção de votar em branco ou anular o voto. Aqueles que não sabem ou não opinam somam 5% das menções.

No quarto cenário, o embate fica entre Lerin e Paulo Piau. Os eleitores que declaram voto ao candidato do PSB representam 42% da amostra, enquanto o atual prefeito é citado por 38%. Os eleitores com intenção de votar em branco ou nulo totalizam 19% das menções e os indecisos, 1%.

No penúltimo cenário, no qual são estimulados a responder sobre as intenções de voto entre Paulo Piau e Ângela Mairink, aproximadamente metade (49%) declara intenção de votar no candidato do PMDB, enquanto a candidata do PP é citada por 25% dos eleitores. Os que declaram que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 23%, enquanto os que não sabem somam 3%.

Finalmente, na última simulação testada, Lerin tem 55% das intenções de voto, enquanto Ângela Mairink é mencionada por 20% dos eleitores. Neste cenário, 22% dos entrevistados declaram que votariam em branco ou anulariam o voto e os indecisos representam 3%.

Rejeição

Questionados sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 29% dos entrevistados citam Paulo Piau. Ângela Mairink tem 25% das menções, Josimar aparece com 22%, Amir Silva com 20%, seguido pelos candidatos Dê da Só Faróis, Edson Santana e Lerin, que têm 19% das menções cada. Samir Cecílio é citado por 17%, Ripossati por 16%, enquanto J. Júnior e Wagner Júnior obtêm 15% das menções cada. Declaram que não votariam em Públio Rocha de jeito nenhum 13% da amostra. Dizem que poderiam votar em qualquer um dos candidatos 6% dos eleitores e 9% não sabem ou não respondem à pergunta. Nesta pergunta, os entrevistados podem mencionar mais de um pré-candidato.

Apoio

Sem considerar um candidato específico, dois terços (66%) afirmam que o apoio do Governador Fernando Pimentel não influenciaria as chances de votar em um dos postulantes, 24% declaram que diminuiriam e 8% que aumentariam as chances de votar em um candidato a prefeito de Uberaba.

O IBOPE Inteligência também perguntou sobre a influência do apoio do Presidente interino Michel Temer. A maioria dos entrevistados (68%) afirma que seu voto não seria influenciado, ao passo que 22% declaram que diminuiria e 7% que aumentariam as chances de voto.

Avaliação da administração municipal

A gestão do prefeito Paulo Piau é avaliada como regular por 39% dos eleitores, como positiva (ótima/boa) por 35% e de forma negativa (ruim/péssima) por 25%. Não opinam a respeito 1% dos entrevistados. Metade dos entrevistados (50%) aprova a forma como o Prefeito Paulo Piau vem administrando o município, enquanto 45% desaprovam e 5% não sabem ou não opinam. Além disso, 54% declaram não confiar no atual prefeito, 43% confiam e 3% não sabem ou não respondem.

A pesquisa revela que para 39% dos eleitores, o município de Uberaba melhorou com a administração do atual prefeito Paulo Piau, 36% acreditam que a cidade ficou igual e 23% que ela piorou. Aqueles que não sabem ou não opinam somam 2%.

Avaliação das administrações estadual e federal

A administração do governador Fernando Pimentel é avaliada de forma regular por 41% dos eleitores, como ruim ou péssima por 38%, ao passo que 14% a consideram ótima ou boa. Aqueles que não sabem ou não respondem somam 8% da amostra.

Desaprovam a forma como Fernando Pimentel administra o estado de Minas Gerais 61% dos uberabenses, enquanto 28% a aprovam. Aqueles que não sabem ou não opinam totalizam 11%.

A avaliação da administração do presidente interino Michel Temer é considerada regular por 36% dos uberabenses, enquanto 34% a avaliam como ruim ou péssima. Os entrevistados que consideram sua administração positiva (ótima/boa) somam 17% e os que não sabem ou não respondem, 13%.

A pesquisa indica ainda que 53% desaprovam a forma como Michel Temer vem administrando o país, enquanto 36% dos respondentes aprovam. Os que não sabem ou não respondem correspondem a 11% da amostra.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o protocolo Nº MG-03215/2016.


Seja o primeiro a comentar on "ELEIÇÕES 2016 | Ibope: Wagner Júnior, Piau e Lerin tecnicamente empatados em Uberaba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*