Credeq -GO oferece tratamento holístico a dependentes químicos

Foto: Divulgação


Goiânia (GO) – O primeiro Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) de Goiás iniciou seus trabalhos na região metropolitana da capital, em Aparecida de Goiânia, no final do mês de junho. A proposta do Governo do Estado é oferecer um atendimento holístico a dependentes químicos que já buscaram tratamento sem resultado efetivo. Conforme explica o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, o Credeq é considerado uma nova esperança no tratamento de pacientes que não obtiveram êxito em outros tratamentos disponíveis. “Nosso público é formado por pacientes que estão há pelo menos seis meses buscando auxílio para se livrar do vício”, alega.

A unidade vai receber, neste primeiro momento, pacientes encaminhados de diversas regiões do Estado, enquanto as outras quatro unidades projetadas estão em obras. Ao término das inaugurações, Goiás contará com cinco centros de excelência em diferentes pontos – Aparecida de Goiânia, Goianésia, Quirinópolis, Morrinhos e Caldas Novas – para abranger a sua totalidade territorial.credeq fachada

Porta de entrada
O Credeq oferece atendimentos 100% gratuitos. Seu acesso se dá via encaminhamento pelos Centros de Apoio Psicosocial (Caps álcool e drogas), dos municípios. Há em Goiás 11 centros dessa natureza. Segundo Leonardo Vilela, as cidades que não oferecem esse tipo de atendimento podem fazer o encaminhamento por meio das Unidades Básicas de Saúde. A busca pelo tratamento deve ocorrer de forma consensual.

Ao chegar à unidade, o paciente passará por uma avaliação multiprofissional. A primeira será feita por um psiquiatra especialista em casos de álcool e drogas. Na sequência, ele será atendido por psicólogo, assistente social e por um enfermeiro. Essa primeira triagem indicará a possibilidade de internação em uma das vagas de desintoxicação, ou seu encaminhamento direto para a reabilitação. São oferecidas seis vagas de desintoxicação em cada uma das alas (infantil, adolescente e adulto). O prazo médio indicado para a desintoxicação é de sete dias.

23-06-16-CREDEQ-GovGo-Inaug-Leoiran- (53)Finalizada essa etapa, o paciente é encaminhado à ala da reabilitação. Vale evidenciar que o Credeq propôs o atendimento terapêutico no formato de casas, para conferir mais humanização durante as etapas do tratamento. Portanto, cada uma das alas divididas pela faixa etária oferecem um ambulatório médico com pronto atendimento 24 horas; uma casa de desintoxicação com seis vagas e outras três casas com capacidade para até 12 pessoas em cada unidade, voltadas para a reabilitação. Apenas o núcleo infantil possui um layout diferente, mas com todas as alas dos demais contempladas.

Abordagem multiprofissional
Durante o período que o paciente se dedica ao seu tratamento, ele será impactado com oficinas das mais diversas, que contribuirão para o seu resgate social. O Credeq conta com ambientes propícios para as mais diversas abordagens como atelie, sala de dança, academia, brinquedoteca, piscinas adulto e infantil. “Queremos oferecer o tratamento do nível das melhores clínicas particulares. Portanto, seu corpo funcional conta com professores de artes plásticas, de música, terapeutas ocupacionais e educadores sociais”, comenta Leonardo Vilela.

A estrutura ambulatorial funcionará por 12 horas para atender a pacientes que receberam alta e necessitam voltar à unidade para acompanhamento sem internação para realizar consultas, terapias e atividades lúdicas.

Seja o primeiro a comentar on "Credeq -GO oferece tratamento holístico a dependentes químicos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*