Projeto Viva Sem Barreiras oferece documentação básica e lazer a crianças e pessoas com deficiência em Imperatriz

Foto: Divulgação

Imperatriz (MA) – O Governo do Maranhão lançou, na quinta-feira (14), o projeto Viva Sem Barreiras em Imperatriz. Cerca de 200 crianças e pessoas com deficiência tiveram acesso à 1ª e 2ª via de RG e CPF, além de ter acesso gratuito ao parque do shopping da cidade. O projeto é fruto de uma parceria entre o Viva e o Imperial Shopping. Dentre o público atendido, estavam cerca de 100 crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa social vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) também foram beneficiados com os serviços, além de usuários do Centro Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA), do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e crianças da rede pública municipal. O projeto Viva Sem Barreiras continuará atendendo crianças e pessoas com deficiência até esta sexta-feira (15) e terá novas edições a cada quinze dias.

De acordo com o diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, o objetivo do projeto é garantir o acesso a direitos constitucionais e, consequentemente, a efetivação da cidadania. “Com este projeto queremos assegurar o direito das crianças de terem sua cidadania reconhecida, assim como das pessoas com deficiência, que precisam ter a documentação atualizada para acessar as políticas públicas de estado”, disse.

Viva oferece lazer gratuito no Play Center do Imperial Shopping pelo projeto Viva Sem Fronteiras

O representante do CENAPA, Gerson Alves, destacou que o projeto atende a necessidade de manter a documentação em dia para assegurar o recebimento do benefício concedido pela União. “Esse projeto é uma importante iniciativa, porque é isso que nossa entidade procura para ajudar as pessoas com deficiência. Espero que seja permanente e cada vez mais inclusivo”, comentou.

De acordo com o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da prefeitura de Imperatriz, Odair Lima Sousa, a nova unidade do Viva no Imperial Shopping descentraliza os serviços em prol da crescente população da cidade. “É um ponto estratégico porque facilita para todos os bairros da BR-010 até o município vizinho de João Lisboa. Um projeto como esse é inovador, principalmente para as crianças, que ainda têm muita dificuldade de ter acesso a esse serviço”, afirmou o coordenador.

Durante todo o dia, as crianças e pessoas com deficiência puderam acessar livremente os guichês de emissão de RG e inscrição no CPF, além de ter total acesso ao Play Center do shopping de forma gratuita. Estudantes como Luís Henrique da Silva, da escola Maria de Albuquerque, tiraram os documentos pela primeira vez. “Tirar a identidade é importante para os adultos reconhecerem a gente. Depois a gente ainda foi brincar no parquinho. Foi ótimo!”, comentou Luís Henrique, ao obter o passaporte legal para todos os direitos assegurados na Constituição de 1988.

Cerca de 200 crianças e pessoas com deficiência foram atendidas

“O Viva sem dúvidas veio para somar no Imperial Shopping. Estamos muito felizes de poder abrir as portas do nosso empreendimento para um órgão que vem com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e que traz iniciativas únicas, como o Projeto Viva Sem Fronteiras. É uma parceria que já está rendendo frutos e que, daqui pra frente, só tem a fortalecer o compromisso que temos com Imperatriz, que é de proporcionar à população um shopping completo”, afirmou o empreendedor Marcos Regadas.

A solenidade de inauguração oficial da unidade do Viva no Imperial Shopping será realizada nesta sexta-feira (15), às 20h, com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino. A antiga unidade da Rua Godofredo Viana continua funcionando normalmente com os serviços de RG, CPF e Antecedentes Criminais.

Seja o primeiro a comentar on "Projeto Viva Sem Barreiras oferece documentação básica e lazer a crianças e pessoas com deficiência em Imperatriz"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*