Hemocentro de Goiás incentiva doação de sangue nas férias


O Hemocentro de Goiás (Hemogo) realiza uma grande mobilização nesta sexta-feira, dia 15, para incentivar a população a doar sangue no período de férias. Das 7 às 18 horas, a Unidade Móvel do Hemocentro estará no Estacionamento Sul do Araguaia Shopping, em Goiânia, à espera dos doadores. Além do shopping, a campanha também conta com a parceria da TV Anhanguera.

Durante as férias, as doações tendem a cair em razão das viagens de lazer. Por outro lado, nessa época do ano aumenta o número de acidentes de carro e de pacientes com politraumatismo, sobrecarregando os hemocentros.

Vale destacar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.

Estoque

Para ficar 100% abastecido, o Hemocentro precisa ter em seu estoque 1,5 mil bolsas de sangue, dos mais variados tipos. Historicamente, em julho, a unidade fica com apenas 10% desse total mas, desde que a emissora começou a veicular matérias sobre o assunto, o comparecimento de doadores aumentou.

O diretor geral da unidade, Mauro Silva, confirma que a procura pelo Hemocentro cresceu de segunda-feira, dia 11, para cá e que isso só comprova a capacidade de mobilização da TV. “É uma parceria maravilhosa (da TV Anhanguera), que desperta nas pessoas a vontade de ajudar e esclarece muitas dúvidas. O telespectador fica informado da segurança dos procedimentos e dos critérios para doar, por exemplo”.

O diretor Técnico, Arione de Paula, acredita que a mobilização desta sexta-feira, dia 15, conseguirá atrair até os doadores de RH negativo. “Todos os tipos (de sangue) são importantes, claro, mas os de fator RH são mais raros e estamos sempre no limite”, admite. Antes que surja algum receio de que possa faltar algum tipo de sangue, o diretor se antecipa e informa que, se houver necessidade, o Plano de Contingenciamento prevê que Brasília disponibilize bolsas para Goiás e vice-versa. “Ninguém vai morrer por falta de sangue, nunca, isso é lenda urbana que nós fazemos questão de esclarecer. É importante que as pessoas confiem e doem”.

Adesões

A iniciativa chamou a atenção da Associação dos Taxistas do Terminal Rodoviário de Goiânia, que mobilizou seus associados, para colaborar com a ação. O presidente, Élder Batista Arantes, entrou em contato com os 116 associados e assegurou que muitos marcarão presença na unidade móvel. Os taxistas também estão sensibilizando os passageiros. “Conhecemos a realidade do trânsito e das ruas e sabemos o quanto é importante esse ato de solidariedade”, completa.

A Associação dos Permissionários das Companhias de Rádio Táxi de Goiânia, que reúne 12 companhias, também estará presente, dessa vez na sede do Hemocentro, que fica na Avenida Anhanguera, em Goiânia. O presidente da Associação, Hugo Nascimento, informou que ele e alguns colegas estarão na unidade às 6h30 de amanhã e irão doar antes de trabalhar. “Queremos começar o dia ajudando o próximo e queremos demonstrar que a doação de sangue não impede ninguém de ter um dia normal”, explica.

Os mototaxistas também vão colaborar e, assim como os taxistas, escolheram a sede do Hemocentro para doar. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Vagner Ribeiro, conta que Goiânia possui hoje, 1.235 mototaxistas cadastrados e que quase todos possuem ou conhecem alguma história de alguém que precisou de sangue. “Pode acontecer com qualquer um: um acidente, uma doença grave, um familiar necessitado. A gente tem que ser solidário”.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e idade entre 18 e 69 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos.

Requisitos básicos para doação de sangue (Fonte: Hemogo)

• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Intervalos para doação

• Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)
• Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)

Mais informações: (62) 3201-4570/4585

Seja o primeiro a comentar on "Hemocentro de Goiás incentiva doação de sangue nas férias"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*