Detran PA realiza ações educativas e de fiscalização em Bragança durante a Operação Verão

A presença do Boi Promesseiro, da Vila do Treme, de Bragança, deu um toque todo especial ao trabalho realizado por agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)FOTO: ASCOM CBMPA

Bragança (PA) – A presença do Boi Promesseiro, da Vila do Treme, de Bragança, deu um toque todo especial ao trabalho realizado por agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) neste domingo, 17, na Praia de Ajuruteua, um dos pontos turísticos mais requisitados no veraneio paraense. A ação educativa foi realizada em parceria com agentes da defesa civil e do Demutran de Bragança.

A ação educativa do Detran em Bragança neste mês de julho conta com sete agentes e o motorista. Segundo a coordenadora, Michelli Alvão, a equipe tem se revezado em vários pontos da cidade, além do acesso à praia. Entre eles se destaca a abordagem educativa na rua Nazeazeno Ferreira, a principal via de Bragança, ainda na primeira semana de julho. Na ocasião, junto com agentes de educação da Polícia Rodoviária Federal, os condutores foram convidados a assistir vídeos educativos sobre as implicações de burlar as infrações de trânsito.

As praças da Bandeira, do Coreto e da Maricotinha têm sido bastante utilizadas nestes dias de veraneio para divulgar projetos da educação no trânsito do Detran, como o “Transitando nos Bares” e os cursos para Mototaxistas e agentes multiplicadores de educação.

Para o coordenador de educação do Demutran, Eduardo Ferreira, o trabalho com o Detran tem rendido bons frutos por que os dois órgãos falam a mesma língua e quem ganha com isso é a população.

Além da abordagem educativa dos agentes do Detran, a Defesa Civil entregou pulseiras de identificação para que crianças, que por acaso venham a se separar de seus familiares, sejam facilmente encontradas. Além do trabalho conjunto na educação, a Defesa Civil informou que aproveita a presença na zona Bragantina para levantar dados da infraestrutura do município, que serão repassados para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e utilizados em caso de calamidade pública. O mesmo procedimento já ocorreu em Salinas, Barcarena, Outeiro e Mosqueiro.

Fiscalização

Um balanço parcial da coordenadoria de operações do Detran, divulgado na noite de sábado, apontou que mais de 300 condutores de veículos foram notificados por infrações causadas a partir do início do veraneio, no dia 1º deste mês. Entre carros e motos, 53 veículos foram guinchados e 35 condutores se submeteram ao teste com o etilômetro, o popular bafômetro.

As principais infrações verificadas até então foram licenciamento em atraso, direção sem habilitação, direção sem capacete e transporte irregular de crianças. A expectativa é que estes números cresçam bastante a partir deste terceiro fim de semana, quando a cidade recebe um grande número de veranistas atraídos pela beleza de Ajuruteua e da própria cidade de Bragança. Duas equipes com 12 agentes de fiscalização estão no município em quatro motos, três viaturas e um guincho, que dão o suporte logístico para os agentes.

Na noite de sábado, os agentes realizaram uma operação volante nos principais pontos da cidade e depois uma operação padrão próximo ao aeroporto, onde estava sendo realizado o Carnabragança. De 20h até as 4h da manhã, foram removidos quatro veículos e aplicadas 34 notificações. Apenas um condutor teve o documento do veículo retido e outros 12 motoristas tiveram testes do etilômetro zerado, segundo a coordenação. O mesmo procedimento foi adotado no domingo, último dia do evento.


Seja o primeiro a comentar on "Detran PA realiza ações educativas e de fiscalização em Bragança durante a Operação Verão"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*