Santos Lab lança sistema pioneiro para melhorar produtividade do rebanho


Empresa brasileira faz parceria com a uruguaia Chipsafer desenvolvendo novas tecnologias para monitorar gado

Os criadores de gado agora podem melhorar a produtividade do rebanho com técnicas inovadoras que aliam o uso de drones a chips de identificação para animais. Uma parceria inédita entre a brasileira Santos Lab e a uruguaia Chipsafer traz para o mercado brasileiro novas soluções de fácil utilização para os empresários do setor.

As empresas criaram um sistema que alia o uso de drones para identificação das melhorares áreas de pastagens para os animais. A aeronave sobrevoa as localidades com câmeras especiais para identificar a qualidade da vegetação para a alimentação do gado. Por meio de análise de softwares desenvolvidos pelas companhias, é possível levar o rebanho para áreas com melhores condições de alimentação.

O sistema oferece ainda chips que são implantados nos animais. Com os sensores nos animais, o produtor pode identificá-los remotamente. Além disso, poderá saber sua localização e, por meio de algoritmos desenvolvidos pela Chipsafer, atribuir um significado ao comportamento animal como enfermidade, morte, cio, gravidez, entre outros. Ao cruzar as informações de posicionamento e comportamento dos bovinos, por exemplo, com as advindas dos drones, o produtor poderá receber sugestões personalizadas de como melhorar o roteamento dos pastos, além de aumentar sua capacidade. “Ele poderá receber ainda orientação para suplementação animal adequada”, explica Adriano Kancelkis, diretor administrativo da Santos Lab.

A técnica tem outras utilidades para os criadores de gado. Eles podem separar os rebanhos conforme interesse comercial e até mesmo identificar conforme peso, assim podendo destinar determinados animais para outras áreas de pastagens. “O produtor não precisa nem estar perto para acompanhar o desenvolvimento do seu rebanho. Mesmo distante, ele consegue detalhes de cada um dos seus animais no campo”, ressalta o executivo da Santos Lab.

Sobre a Santos Lab

Há mais de 10 anos no mercado, a Santos Lab desenvolve e fabrica aeronaves não tripuladas para clientes nos setores militar e civil. A empresa possui uma gama de produtos operacionais, incluindo plataformas aéreas de 12 horas de duração, plataformas portáteis e compactas para lançamento e recuperação em locais restritos, e alvos aéreos para testes de mísseis antiaéreos.

Os produtos fornecidos pela Santos Lab, na área militar, equipam atualmente o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Além das aeronaves já desenvolvidas e prontas para o fornecimento, a empresa pode adequar seus produtos existentes para as necessidades específicas de seus clientes ou desenvolver aeronaves inteiramente novas para aplicações especiais.

 

Seja o primeiro a comentar on "Santos Lab lança sistema pioneiro para melhorar produtividade do rebanho"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*