Saúde capacita municípios do estado de Goiás no projeto Siga Mamãe

Foto: Divulgação

Goiânia (GO) – Para cumprir metas dentro do Programa Goiás Mais Competitivo é realizada a capacitação do móduloSiga Mamãe para servidores das secretarias municipais de saúde dos 246 municípios goianos. O treinamento, que é realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiânia, vai até o próximo dia 27, pela equipe do projeto Siga Saúde Goiás. Por dia, participam servidores de 25 municípios, entre enfermeiros e digitadores, que trabalham ou que possuem alguma experiência nas ações de saúde da mulher.

Durante a capacitação, Cláudia Vieira, executiva pública da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) explica o que é o Goiás Mais Competitivo e as metas de redução da mortalidade infantil no Estado. Além disso, a equipe de Gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente aborda o Siga Mamãe e as ações dentro do projeto, tais como a vigilância do óbito infantil. Em seguida, os servidores recebem a capacitação do sistema Siga, por exemplo, como usar o módulo do Cartão SUS e o correto preenchimento para aglutinar informações de rotina da gestante.

Siga Mamãe
O Siga Mamãe é o módulo de pré-natal do Projeto Siga que visa acompanhar gestantes atendidas pela rede pública de saúde construindo um prontuário eletrônico único. Esse recurso, totalmente virtual, permite ao município identificar as gestantes georreferenciadas e acompanhá-las, a fim de garantir o acesso aos cuidados durante o período gestacional.

Por meio dos registros das informações de rotina da mãe, serão monitoradas enfermidades e ocorrências, exames realizados, avaliações de consultas, entre outras ações que permitirão verificar a qualidade de vida da gestante. Hoje, para se garantir uma gestação saudável e minimizar riscos de mortes dos bebês recém-nascidos, a gestante deve realizar, no mínimo, sete consultas pré-natal e uma odontológica.


Seja o primeiro a comentar on "Saúde capacita municípios do estado de Goiás no projeto Siga Mamãe"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*