Investidores esperam maior oferta de imóveis no segundo semestre, aponta pesquisa do VivaReal


Levantamento também revelou expectativa de queda dos preços até o fim do ano

São Paulo (SP) – Os consumidores que desejam comprar imóvel para investir acreditam que haverá aumento de oferta e queda de preços até o fim do ano. É o que mostra pesquisa do VivaReal, plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores, que questionou quais são as expectativas para o segundo semestre de 2016. O perfil do consumidor pesquisado é aquele que busca o imóvel com o objetivo de fazer melhorias e usá-lo como fonte de renda por meio de locação ou revenda, e não como moradia.

De acordo com a pesquisa, 74% dos entrevistados esperam que a oferta de imóveis para venda ou locação aumentará no segundo semestre, enquanto 16% acreditam que se manterá estável e 7% que haverá redução. Já em relação ao número de pessoas interessadas em comprar ou alugar, 42% dos entrevistados afirmam que a demanda irá cair, 32% que ficará estável e 24% que irá aumentar.

A maioria destes consumidores (48%) também aposta em queda de preços até o fim do ano, enquanto 39% acreditam que devem ficar estáveis e apenas 7% que irão aumentar. Quanto à flexibilidade de negociação, 66% esperam que corretores e imobiliárias fiquem mais maleáveis e 25% dizem que este aspecto não terá nenhuma alteração no segundo semestre.

Para o CEO do VivaReal, Lucas Vargas, a percepção do consumidor normalmente não acompanha a realidade do mercado. “Mesmo com indícios de melhoria da economia e reaquecimento do mercado por volta de 2017, os investidores só mudarão de percepção quando sentirem no bolso. Fatores como recuperação de renda, diminuição do desemprego e inflação sob controle farão com que eles acreditem em um equilíbrio de oferta e demanda e reajuste dos preços”, afirma.

Os entrevistados responderam ainda questões sobre a influência de mudanças no governo federal no mercado imobiliário, incentivos ao financiamento habitacional e políticas públicas voltadas para moradia. Para 34% dos entrevistados, o mercado irá melhorar, enquanto outros 34% acreditam que permanecerá estável e 25% apostam em uma piora no segundo semestre.

Para 37% das pessoas ouvidas pelo VivaReal, as políticas públicas voltadas para moradia devem diminuir, 36% afirmaram que haverá estabilidade e 19% acreditam em melhorias. Os entrevistados também opinaram sobre incentivos ao financiamento imobiliário: 35% responderam que irão permanecer estáveis, 34% esperam uma diminuição nos incentivos e 26% acreditam que serão ampliados.

 

Sobre o VivaReal

O VivaReal é uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel para comprar ou alugar. São mais de 4,5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar.

Com mais de 15* milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento de atuação e está presente com escritórios locais em 16 cidades brasileiras.

(*) Fonte: Google Analytics

Seja o primeiro a comentar on "Investidores esperam maior oferta de imóveis no segundo semestre, aponta pesquisa do VivaReal"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*