I Seminário da BNCC é encerrado em Roraima

Foto: Divulgação


Evento teve como intuito do evento direcionar referência para escolas construam currículos com projetos político-pedagógicos e possam definir ações relativas ao tema

Boa Vista (RR) – O encerramento do I Seminário da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aconteceu no Colégio de Aplicação da UFRR (Universidade Federal de Roraima), e ao todo, 212 especialistas, profissionais de educação de 15 municípios e professores palestrantes participaram durante os dois dias de evento.

Na ocasião foram discutidas as sínteses dos objetivos de aprendizagem de cada etapa de ensino, com ênfase nos objetivos que devem ser suprimidos, acrescidos e o que deverá ser modificado em texto.

A coordenadora estadual da BNCC, Márcia Helena, destacou que o intuito do evento foi direcionar a referência para que cada escola construa em seu currículo um projeto político-pedagógico e decida suas ações no tema para garantir a aprendizagem dos alunos.

“Juntamos as áreas do conhecimento e selecionamos quais as contribuições que Roraima vai encaminhar para o relatório final da segunda versão da BNCC. Fizemos justamente essa análise e o que deve ser revisado no documento nacional antes de ser implantado nas escolas de Roraima”, disse Márcia Helena.

O professor José Almeida trabalha a 12 anos lecionando a disciplina de Artes dentro das salas de aulas. “A importância do evento é ímpar, pois toda movimentação de base que já participei nos meu tempo de aula como profissional apenas socializava as diretrizes. Pela primeira vez estamos fazendo o serviço inverso, contribuindo dentro das diretrizes e participando em comunhão com outros entes federados. O mais importante foi que todos os nossos anseios foram colocados nos debates do seminário”, destacou o professor.

O coordenador pedagógico do município de Amajari,  Derycky Deylon, disse que este evento foi primordial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade em nosso Estado. “Durante o seminário tive a oportunidade de contribuir em diversos momentos com sugestões que foram aproveitadas. Isso é de grande importância, pois as sugestões estão indo de nós para a Base Nacional, e não da Base para nós”, frisou.

Ao todo, foram selecionados 53 objetivos que serão encaminhados para o relatório final da BNCC. Dentre os 53 objetivos é possível destacar três da área de Ciências da Natureza que envolvem conteúdos específicos do Ensino Fundamental II, matéria dos alunos do 9° ano.

“Tivemos também oito objetivos alterados nos componentes de Historia, que é o conhecimento da sociedade,  e na  Língua Portuguesa, especificadamente nas  partes de Oralidade e Produção de Texto”, finalizou a coordenadora Márcia Helena.

Seja o primeiro a comentar on "I Seminário da BNCC é encerrado em Roraima"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*