Artigo | Segurança alimentar e boa gestão devem andar de mãos dadas

Por Luciano Lima


Quem não conhece os ditos populares “por fora bela viola, por dentro pão bolorento” ou “nem sempre as embalagens mais bonitas trazem os melhores presentes”. Estes ditos populares poderiam servir muito bem para classificar alguns famosos restaurantes de Brasília que foram flagrados, nos últimos anos, cometendo irregularidades e desrespeitando os consumidores.

.
Eu sou um apaixonado por gastronomia, apesar de cozinhar muito pouco, e considero que comer é uma arte. Comer é muito mais que satisfazer uma necessidade fisiológica. É saber desfrutar dos prazeres que as refeições fornecem para que também possamos alimentar a alma. Por isso, é super importante saber onde comer e o que comer. Eu sou daqueles que não saio de casa para comer fora e passar mal ou ficar incomodado com o ambiente.
.
No último dia 19 de julho (quarta-feira) participei de um evento muito interessante na sede no SEBRAE-DF: o Prêmio Qualifica. O objetivo da premiação, criado pelas nutricionistas e empreendedoras Paula Rodrigues e Thágrid Rocha, da Qualifica Alimentos, é mostrar para as empresas a importância de se investir na segurança alimentar. O prêmio oferece o Selo de Qualidade Qualifica para as empresas que seguem à risca a rígida legislação aplicada à segurança alimentar no Brasil.
.
O Selo Qualifica é uma premiação entregue a todas as empresas que passam por uma auditória criteriosa, que avalia a estrutura, a qualidade dos serviços, ingredientes e embalagens, o controle de pragas, documentação, entre outros, com o objetivo de valorizar os empresários que prezam pela qualidade, segurança dos alimentos e, principalmente, respeito aos consumidores.
Fiquei feliz em saber que existem pessoas preocupadas com a segurança dos alimentos. É super importante saber quem trata com carinho e respeito os alimentos e a nossa saúde. E podem ter certeza de uma coisa: boas práticas são consequência de boa gestão.
.
Saiba quais são as empresas que receberam o Selo Qualifica 2016: Restaurante Veloce, Striker Capital Bowling, Peixe na Rede (Águas Claras), Nosso Lar, Dona Lenha (Terraço Shopping), Dona Lenha (Asa Norte), China Box (Guará), Bar Brahma, Brasil Vexado (Águas Claras), Doca e Brasileirinho (Asa Norte).

Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista


Seja o primeiro a comentar on "Artigo | Segurança alimentar e boa gestão devem andar de mãos dadas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*