Terminal de Porto Murtinho no MS integra multimodal para o transporte de 4,5 mil toneladas de aço até a Bolívia

Foto: Prefeitura de Porto Murtinho

Campo Grande (MS) – O terminal portuário de Porto Murtinho foi contratado para integrar uma operação multimodal de transporte de 4.500 toneladas de aço bruto, até a Bolívia. A primeira parcela da carga chegou ao local no dia 12 de julho, vindo do município de Piracicaba (SP), da empresa Arcelor Mittal Brasil S/A, em um comboio formado por 20 carretas, com 35 toneladas cada veículo. A carga chegou a Porto Murtinho por via rodoviária, segue pela hidrovia do Rio Paraguai até a cidade de Puerto Quijarro, na província de Germán Busch, no leste do Departamento de Santa Cruz, na Bolívia, de onde segue de ferrovia até seu destino final.Embarque da Arcellor Mittal em Porto Murtinho 9

De acordo com o diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM), Michel Chaim, “esse embarque reforça a importância do Terminal de Porto Murtinho como uma peça estratégica nas operações multimodais de cargas em Mato Grosso do Sul”. Chaim lembra ainda que a operação é resultado de um esforço conjunto com o governo do Estado “para estabelecer o porto como uma opção logística no Estado. Estamos trabalhando na estrutura e fazendo investimentos”.

A operação realizada no terminal de Porto Murtinho – a terceira, desde a sua reativação em outubro de 2015 – é resultado dos esforços do governo do Estado, por meio do Programa de Estímulo à Exportação ou Importação pelo Porto de Porto Murtinho (PROEIP). O programa foi instituído por meio de decreto que prevê o oferecimento de benefícios a empreendimentos que se instalarem no entorno do local. O PROEIP é executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Embarque da Arcellor Mittal em Porto Murtinho 7“Além do decreto instituindo o PROEIP, o governador Reinaldo Azambuja assinou no mês de março deste ano o termo para o fomento dos portos de Ladário e Corumbá – durante a Rota do Desenvolvimento. Esses dois terminais também receberão benefícios fiscais do governo, semelhantes aos previstos no PROEIP, de Porto Murtinho”, lembra o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Segundo a prefeitura de Porto Murtinho, desde que o terminal portuário foi reativado pelo governo do Estado, já foram abertos 20 empregos diretos e outros 50 postos indiretos no local.

 

Seja o primeiro a comentar on "Terminal de Porto Murtinho no MS integra multimodal para o transporte de 4,5 mil toneladas de aço até a Bolívia"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*