Governador Beto Richa defende reforma política no lançamento do Vote Bem

Governador Beto Richa participa de palestra com o ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na foto, governador fala durante o evento Vote Bem. (Foto: Orlando Kissner)

Curitiba (PR) – O governador Beto Richa participou do lançamento, em Curitiba, do movimento Vote Bem, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e mais de cem instituições parceiras. No evento, que contou com palestra do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, Richa defendeu a reforma política para aperfeiçoar a democracia no País. “A principal reforma que o Brasil deve fazer é a política”, afirmou o governador.

Richa também enalteceu a campanha Vote Bem e ressaltou que o eleitor precisa ter consciência de sua responsabilidade no processo democrático. “Quero parabenizar a iniciativa do movimento Vote Bem, que pretende mostrar aos eleitores a importância do voto responsável, do qual depende sua vida, seu emprego, a saúde pública, enfim, tudo que é necessário para que haja qualidade de vida à população”, disse o governador. “O ponto mais alto da democracia é justamente a eleição, que é o momento em que o cidadão tem o direito de se manifestar acerca de seu futuro e do de sua família”, afirmou.

Iniciativa apartidária, o Vote Bem é um movimento de conscientização política que busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. Seu objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar de maneira criteriosa, com o máximo de informação possível. Destaca também a necessidade de cada cidadão acompanhar a atuação dos eleitos, por meio do monitoramento de suas ações e de indicadores do município, além da cobrança por uma eficiente aplicação dos recursos públicos.

“Temos que tirar proveito de tudo o que está acontecendo em nosso País hoje. É preciso que o Brasil possa, definitivamente, ser passado a limpo e que todos tenham orgulho de ser brasileiros e de viver em um País onde as regras e as leis são respeitadas por todos. E que os representantes políticos possam, de fato, representar as vontades da população brasileira”, salientou Richa.

REFORMA POLÍTICA

Para Richa, um dos principais pontos que deveria ser incluído na reforma política seria a diminuição do número de siglas partidárias. “Acredito ser um exagero termos 38 partidos. Deveríamos ter um número menor de partidos, representando os segmentos de nossa sociedade, e com isso diminuir as barganhas em época de eleição e o número de partidos de aluguel”, salientou o governador.

Ele também disse ser necessário o fim da reeleição, com a extensão do mandato do Executivo. De acordo com Richa, uma série de vícios foi criada com este processo. Outro assunto que deveria ser discutido na reforma política, na visão do governador, é a mudança do atual sistema presidencialista para o parlamentarista. “O parlamentarismo traz mais responsabilidade aos representantes do povo”, ressaltou o governador. Ele lembrou que o seu pai, José Richa, foi presidente da Frente Nacional Parlamentarista, em 1983.

O ministro Gilmar Mendes, que abordou em sua palestra o tema Defeitos e Virtudes do Atual Processo Eleitoral, também defendeu a reforma política para melhorar o sistema eleitoral brasileiro. “A corrupção hoje é sistêmica e perpassa todas as esferas de poder, o que acaba deslegitimando o processo democrático, por isso precisamos discutir a sanidade desse processo”, disse o ministro.

Mendes também lembrou que as eleições de outubro serão as primeiras em que estarão em vigor as novas regras que proíbem o financiamento privado de campanha e estipulam um teto de gastos para os candidatos. “Como presidente do Tribunal Eleitoral, estou um pouco preocupado que tenhamos problemas de Caixa Dois ou que o teto fixado de gastos não corresponda à realidade”, ressalvou o ministro. “Mas agora tudo está definido e vamos nos empenhar para fazer com que a legislação seja cumprida”, afirmou.

VOTE BEM

Os principais canais de divulgação da campanha Vote Bem são o portal www.votebem.org.br e as redes sociais, que irão disseminar informações relacionadas ao processo eleitoral, ao funcionamento das instituições públicas, aos políticos e a como fiscalizá-los.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o voto é a principal ferramenta que o cidadão tem em mãos em uma democracia para influenciar nos rumos de sua cidade, seu estado ou seu país. “É pelo voto que escolhemos aqueles que vão representar nossos interesses nos poderes Executivo e Legislativo. É fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos realmente comprometidos com os anseios da comunidade”, disse. “Além de votar bem, todas as pessoas devem participar mais ativamente da vida política, acompanhando os mandatos dos eleitos, fiscalizando suas ações e cobrando uma gestão pública ética e eficiente”, completa.

Para impulsionar a campanha, todos os conteúdos e peças de divulgação poderão ser utilizados por qualquer pessoa ou instituição interessada em contribuir com o movimento. Em seu lançamento, o Vote Bem já conta com mais de 30 instituições parceiras, incluindo entidades representativas do setor produtivo e de classe, universidades, entidades religiosas e instituições públicas. Outras organizações paranaenses também estão sendo convidadas e ainda podem aderir à campanha.

JANTAR

Após o lançamento da campanha, o governador Beto Richa recebeu o ministro Gilmar Mendes e os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil para um jantar no Palácio Iguaçu. Os desembargadores estão no Paraná para o 68º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que aconteceu nesta sexta-feira.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento do movimento Vote Bem o secretário da Administração e Previdência, Reinhold Stephanes; os presidentes do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos, da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, e do TER-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen; o deputado federal Rubens Bueno e o deputado estadual Ney Leprevost.

Seja o primeiro a comentar on "Governador Beto Richa defende reforma política no lançamento do Vote Bem"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*