Novacap comemora 60 anos com exposição de imagens da construção de Brasília

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília.


A Exposição Novacap 60 anos – A História da Criação de uma Capital apresenta obras recentes que tiveram a participação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Traz ainda imagens da construção de Brasília e de pioneiros da cidade. A mostra está exposta  no Salão Branco do Palácio do Buriti até 15 de agosto.

O visitante também pode conferir fotografias de candangos (trabalhadores que vieram para construir a capital federal) e dos primeiros monumentos. A ação faz parte da comemoração de 60 anos da empresa.

As imagens são do Arquivo Público do Distrito Federal e da Agência Brasília. Os mostruários e as molduras das fotografias foram feitos pelos funcionários da Novacap, que conta com 2,2 mil trabalhadores.

A exposição traz ainda um Fusca da frota da Novacap, usado pelos funcionários na década de 1980. Também há fotografias históricas, como a do presidente Juscelino Kubitschek na rampa do Congresso Nacional na inauguração da cidade, de encontros no marco zero da capital, mas também de funcionários comuns que trabalharam na formação de Brasília, entre eles, uma mulher que dirigia um dos caminhões da companhia. Imagens de construções mais recentes, como a Ponte JK, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a Torre de TV Digital também integram a coletânea.

Exposição itinerante

Do Palácio do Buriti, a mostra segue para a Câmara Legislativa, onde ficará de 17 a 31 de agosto. De 1º a 11 de setembro, estará no Shopping Pátio Brasil.

De 13 a 30 de setembro, as obras serão encaminhadas à Novacap, e passam a fazer parte da exposição mais dois veículos da frota histórica: um Ford 8 BR, de 1956 — o primeiro modelo de trator a ser fabricado no Brasil. O veículo ajudou a erguer parques e jardins das superquadras do Plano Piloto. Também integrará a mostra uma vibro acabadora (máquina de fazer asfalto) alemã, usada para a malha viária do Eixo Monumental e de outras faixas nas ruas de Brasília. O equipamento está na companhia desde 1956 e ainda tem condições de uso.

Depois de passar pela Novacap, as fotografias serão enviadas à Companhia Energética de Brasília (CEB), no Setor de Indústria e Abastecimento, Área de Serviços Públicos, Lote C. Ali ficarão de 1º a 14 de outubro. As datas são pré-agendadas e podem ser alteradas. Em todos os locais, a exposição é gratuita e aberta ao público.

Compareceram ao vernissage o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto; os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; de Mobilidade, Marcos Dantas; de Cultura, Guilherme Reis; e de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; e o chefe da Assessoria Internacional, Oskar Klingl.

Lugares em Brasília construídos pela Novacap

Em 19 de setembro de 1956, a Novacap foi criada para a urbanizar a capital. Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão, Bernardo Sayão foram funcionários da companhia. A empresa pública foi responsável por construir a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Esplanada dos Ministérios, as superquadras, as W3 Norte e Sul e a Universidade de Brasília, entre outros lugares. A companhia estima que 1.346 funcionários estiveram presentes na inauguração, em 1960.

Seja o primeiro a comentar on "Novacap comemora 60 anos com exposição de imagens da construção de Brasília"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*