Videomonitoramento da Segurança auxilia na efetivação de 200 prisões em Porto Alegre

O CICCR possui capacidade para operar até 2,5 mil câmeras - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP


Entre 1º de janeiro deste ano e esta terça-feira (2), 200 prisões foram efetuadas em Porto Alegre devido ao trabalho do videomonitoramento do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), da Secretaria da Segurança Pública (SSP). As ações ocorrem em parceria com o Comando de Controle da Capital (CPC) da Brigada Militar (BM), que recebe dos operadores do CICCR o encaminhamento das ocorrências em tempo real.

O CICCR está localizando na sede da SSP, no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI). As câmeras atuam de maneira ininterrupta e são supervisionadas pela equipe de operadores, composta exclusivamente por policiais. As ocorrências mais atendidas são de tráfico de drogas e roubo a pedestres.

Em 2015, o CICCR auxiliou na efetivação de 366 prisões. Os diretores do DCCI esperam ultrapassar essa marca neste ano. “Nossa produtividade está melhor. Tudo nos leva a crer que bateremos a marca de 2015, principalmente em virtude do reforço das horas extras na BM e com as operações especiais de final de ano”, afirma o tenente-coronel André Luiz Nickele Córdova, diretor do DCCI.

O CICCR possui capacidade para operar até 2,5 mil câmeras. Atualmente, são 780 espalhadas por toda a capital e Região Metropolitana. Elas pertencem à SSP e também a outras instituições, como Concepa, prefeitura de Porto Alegre e Trensurb, e podem ser operadas mediante convênios firmados pela secretaria.

O atual modelo de videomonitoramento começou a ser utilizado em 2014, em virtude da Copa do Mundo, e foi mantido pela SSP, passando por uma reformulação na atual gestão. Profissionais de todas as instituições vinculadas trabalham no CICCR, dando mais agilidade ao despacho de viaturas e diminuindo o tempo de pronta resposta. Em 2015, o videomonitoramento das tornozeleiras eletrônicas da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) passou a ser operado no local, dinamizando o processo de recaptura de foragidos.

Seja o primeiro a comentar on "Videomonitoramento da Segurança auxilia na efetivação de 200 prisões em Porto Alegre"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*