7 dicas inspiradas nos jogos olímpicos para vencer os sintomas da diabetes e manter-se ativo


Estabelecer metas para ser mais ativo pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver diabetes por meio de uma melhor adequação dos níveis de glicose no sangue, pressão arterial, colesterol HDL e triglicérides. Pensando nisso, a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, criou uma lista inspirada nos atletas que pode ajudar a tornar a vida mais ativa e saudável.

1-   Se o objetivo é começar a realizar atividades físicas, a dica é começar aos poucos, dia após dia. Tentar se encontrar regularmente com amigos que também estão tentando ser mais ativos é um caminho. Considere também juntar-se a um grupo de exercícios ou encontrar um parceiro de caminhada para juntos atingir suas metas.

“No fim das contas, tudo depende muito de acreditar em você mesmo: 80% mental, 20% físico” – Victoria Pendleton – Ciclista

2-   Não ser um atleta não impede ninguém de encontrar tipos de atividades físicas adequados ao seu ritmo. Ser mais ativo fisicamente pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolver diabetes. Uma rotina completa de atividades físicas deve incluir quatro tipos de exercícios: aeróbicos, treinamentos de força, exercícios de flexibilidade e as pequenas movimentações do dia a dia.

3-   Talvez não seja possível percorrer os 100 metros rasos em menos de 10 segundos como o Usain Bolt, mas sempre dá para encontrar atividades físicas que tenham um impacto relevante. Ser ativo fisicamente ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, pressão arterial, colesterol HDL e triglicérides normalizados, contribuindo para uma vida mais saudável. Comece com atividades simples e aumente gradativamente a complexidade para garantir seu sucesso.

“O coração de cada um de nós queima por alguma coisa. Nosso objetivo na vida é encontra-la e manter a chama acesa”
Mary Lou Retton, Ginasta Olímpica (1984)

4-   Atletas treinam e melhoram suas performances continuamente. O mesmo pode se aplicar para quem tem risco aumentado de desenvolver diabetes e quer ser mais ativo. A prática regular de atividades físicas e exercícios podem manter o peso e níveis de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol saudáveis. Identificar tipos e quantidades apropriadas de exercícios para sua forma atual é um passo necessário para se tornar mais ativo.

5-   Atletas precisam monitorar constantemente suas performances e encontrar maneiras de melhorá-las se quiserem ser bem-sucedidos. O mesmo vale a quem tem pré-diabetes ou risco de diabetes tipo 2 e está se esforçando para levar um estilo de vida mais saudável: monitorar suas atividades. Vale um caderno, aplicativo ou calendário para registrar o progresso.

“Não me diga que você não consegue…”
Juan José Méndez Fernández – Ciclista Paraolímpico

 6-   Não se trata de correr uma maratona hoje, mas é possível começar com uma quantidade adequada de atividades físicas que seja confortável. Para quem tem risco aumentado de desenvolver diabetes, fazer mudanças pode parecer difícil. Mas é importante lembrar: mesmo uma pequena perda de peso pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver a diabetes tipo 2. Encontrar e o que se encaixa na rotina atribulada é um caminho. Tentar subir de escadas ou estacionar um pouco mais longe do destino é um começo.

“Olhar para trás não vai te ajudar. O que você deve fazer é andar para frente”.
McKayla Maroney – Ginasta Olímpica

7-   Atletas precisam seguir à risca seu calendário de exercícios para se prepararem para as competições. Quem tem risco aumentado de desenvolver diabetes precisa encontrar tempo para ser mais ativo. Escrever em um diário ou adicionar lembretes e baixar aplicativos no celular pode ajudar a manter a atividade física como um compromisso permanente durante a semana.

“A adversidade, se você permitir, te fortalecerá e o fará o melhor que você pode ser” Kerri Walsh Jennings- Jogadora de Voleibol Olímpica

Seja o primeiro a comentar on "7 dicas inspiradas nos jogos olímpicos para vencer os sintomas da diabetes e manter-se ativo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*