Entidades pedem a oficialização do Dia Nacional do Ciclista

Izalci considera que o oficialização do 19 de agosto, como Dia Nacional do Ciclista, será muito importante para ajudar na divulgação da bicicleta como meio de transporte sustentável e viável


Um ato realizado hoje (10) no Centro de Estudo e Debates Estratégicos (CEDES), da Câmara Federal, reuniu várias entidades e parlamentares pedindo a oficialização do dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista.  O ato contou também com a participação do deputado Lúcio Vale (PR/PR), presidente do CEDES; o deputado federal Izalci (PSDB/DF);Yurie Batista, representando a União Ciclista do Brasil; Rafael Dorneles, da ONG Bike Anjo; e Renata Florentino, da ONG Rodas da Paz.

 O dia 19 de agosto foi escolhido para prestar homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O caso teve grande repercussão nacional e o motorista que o atropelou dirigia em alta velocidade e embriagado.
 .
A presidente da ONG Roda da Paz, Renata Florentino, uma das principais defensoras do direitos dos ciclistas no Distrito Federal, disse que a criação da data será importante para fortalecer ainda mais a cultura do paz, já que 50 mil brasileiros perdem a vida todos os anos no trânsito.  Já o deputado Izalci considera que o oficialização do dia 19 de agosto, como Dia Nacional do Ciclista, será muito importante para ajudar na divulgação da bicicleta como meio de transporte sustentável e viável.
.
“As cidade precisam se adequar a essa nova realidade mundial. As bicicletas não são somente importantes para melhorar a mobilidade urbana, mas também pode ajudar a fomentar o comércio das cidades. Há um mercado grande de serviços voltados para os ciclistas que pode ser explorado”, disse Izalci.

.

Passeio Ciclístico Roda da Paz

No próximo dia 21 de agosto acontecerá o 14 Passeio Ciclístico da Roda da Paz. O tradicional passeio terá como tema “Todo dia é Dia do Ciclista”. A Concentração acontece a partir das 8h, no Museu Nacional, com saída às 9h, com percurso até a Ponte JK.

Seja o primeiro a comentar on "Entidades pedem a oficialização do Dia Nacional do Ciclista"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*