Representantes do Japão conhecem modelo de captação de delegação do Governo de Minas Gerais

Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

Na agenda estão previstas visitas aos comitês olímpicos da Irlanda e da Bélgica e aos centros de treinamento esportivo localizados em Uberlândia

Uberlândia (MG) – Nesta quinta-feira (11/8), o secretário de Estado de Esportes (SEESP/MG) e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique Alves da Silva, irá acompanhar representantes do estado japonês de Yamanashi em visita a Uberlândia, região do Triângulo Norte mineiro.

Na ocasião, a comitiva nipônica fará uma visita técnica ao Sesi Gravatás e ao Praia Clube, usados como base de treinamentos dos Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda e do Comitê Olímpico da Bélgica para os Jogos Rio 2016.

Desde 2015 representantes da Província de Yamanashi, vizinha da próxima sede das Olimpíadas – Tókyo (Japão) – tem participado de reuniões de integração com o Governo de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Articulação Minas 2016, para conhecer melhor a experiência de prospecção de delegações estrangeiras para treino e aclimatação no período pré-jogos Rio 2016.

A ideia dos japoneses é usar o modelo mineiro como referência para ampliar a participação da província na competição em 2020, bem como Minas Gerais fez em relação ao Rio de Janeiro, atingindo a marca do segundo estado com maior número de eventos associados aos jogos no país.

Participam da agenda a vice-governadora de Yamanashi, Yutaka Arai, acompanhada de seu diretor adjunto do departamento de turismo, Noboru Hikawa; do chefe do escritório de políticas estratégicas internacionais, Naoki Ochiai (responsável pelas Olimpíadas em seu estado); do sênior staff e da coordenadora da divisão de relações internacionais, respectivamente Yusaku Nakajima e Daniela Miwa Amemiya.

Nessa terça-feira (9/8), os japoneses participaram de uma agenda na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com o secretário executivo do Minas 2016, Adenilson Sousa. Ele apresentou a rotina de operação e acompanhamento das equipes durante a intensa agenda de chegadas e partidas dos atletas, em virtude da proximidade das competições no Rio de Janeiro.

A primeira visita foi em agosto do ano passado, quando a Missão Oficial do Governo de Yamanashi foi recebida pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário Carlos Henrique. Há época Minas Gerais contava com a confirmação de quatro delegações para treino. Conhecer sobre as primeiras interações do governo com as delegações, suportes necessários de segurança e protocolos firmados, além de formatação de legado foram os principais interesses dos japoneses.

Até o fim dos Jogos Rio 2016 aproximadamente 1,4 mil atletas de 17 países terão passado por Minas Gerais para treino e aclimatação . Outros quase 500 estrangeiros entre jogadores e staff também marcarão presença na capital durante as disputadas do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, no Mineirão.

Todas as agendas são acompanhadas pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) do Governo de Minas Gerais.

Confira a programação da comitiva japonesa com o secretário de Estado de Esportes em Uberlândia no dia 11 de agosto de 2016:

14h30 às 15h20 – Encontro na Prefeitura de Uberlândia.

15h30 às 16h30 – Encontro com as delegações da Bélgica e da Irlanda (hotéis).

16h40 às 17h30 – Visita aos Centros de Treinamentos começando pelo Sesi Gravatá.


Seja o primeiro a comentar on "Representantes do Japão conhecem modelo de captação de delegação do Governo de Minas Gerais"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*