SC registra neve na Serra e estragos por conta chuva em diversas regiões do estado

Turistas aproveitaram a neve no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (Foto: Defesa Civil)


Voltou a nevar em Santa Catarina neste ano. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na manhã deste domingo, 21. Segundo a Epagri/Ciram, segue a previsão de neve nas áreas altas do Planalto Sul até o final do dia.

Santa Catarina também registrou estragos por conta do mau tempo. A Defesa Civil do Estado mantém o alerta para risco de deslizamentos no Planalto, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A preocupação é maior nos municípios de Rio Negrinho, Joinville, Schroeder, Corupá, Rio do Campo, Jaraguá do Sul, Papanduva, Guaramirim, Rio do Sul, Canoinhas e Mirim Doce. Há possibilidade de inundação em Rio Negrinho, pois o rio está saindo da calha e pode atingir residências em áreas de risco.

Nas últimas 48 horas (das 8h do dia 19/08 às 8h de 21/08), os maiores volumes de chuva ocorreram nas regiões do eixo Centro-Norte do Estado (Extremo-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí). Choveu acima dos 100 milímetros em vários municípios, como mostra a tabela abaixo:

Ocorrências

Os temporais deixaram estragos em cidades catarinenses nos últimos dias. Em Florianópolis, o vendaval provocou destelhamento de um edifício e uma residência no Bairro Ingleses e queda de árvore sobre rede elétrica no Bairro Ribeirão da Ilha. Parte do bairro ficou sem luz devido à queda da árvore.

Santo Amaro da Imperatriz também ficou prejudicada com a queda de uma árvore sobre a rede elétrica na BR-282, comprometendo o abastecimento de energia em ruas do município.

Área foi isolada em Tubarão. Foto: Defesa Civil


No sábado, o muro de uma creche caiu no Bairro São Cristóvão, em Tubarão. A Defesa Civil esteve no local e avaliou que não há risco eminente na área que precisou ser isolada. Em Major Vieira, também no sábado, houve alagamento devido ao grande volume de chuva nos últimos 3 dias. Estão sendo feitas vistorias diárias nos 12 pontos com potencialidade de alagamentos no Centro da cidade, especialmente atrás da Escola Tia Chiquinha.

Chuva provoca queda de muro em Canoinhas. Foto: Defesa Civil

Um muro também não resistiu à grande quantidade de chuva em Canoinhas e desabou no sábado. O mesmo aconteceu em Rio do Sul. Já em Ascurra, houve deslizamento de terra próximo a uma residência. A Defesa Civil Municipal orientou a família a deixar o local. Outra família também deve que deixar a moradia em Apiúna depois que a casa ficou comprometida por um deslizamento de terra. Muitas outras cidades catarinenses foram prejudicadas, conforme mostra o relatório atualizado da Defesa Civil.

Previsão do tempo

Segundo a Epagri/Ciram, a chuva diminuiu nas últimas horas neste domingo em todas a regiões, sendo ainda persistente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e em áreas do Litoral. As chuvas se mantém nas próximas horas com intensidade fraca na maioria das regiões podendo ser por momentos moderada do Planalto ao Litoral e tendem a se afastar de grande parte do estado até o final do domingo, dando entrada ao avanço de uma massa de ar polar que declina significamente as temperaturas a partir do decorrer desta tarde e noite em todas as regiões. O vento sopra de quadrante Sul e tem intensidade moderada, com rajadas que podem variar entre 60km/h e 90km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral de SC, devido ao ciclone próximo à costa Sul do Brasil.

Com os ventos fortes na área oceânica, há previsão de mar grosso, com altura de onda acima de 3,5m no domingo e segunda-feira em todo o Litoral. A segunda-feira deve ter presença de sol em todas as regiões de SC, devido a uma massa de ar frio e seco. A temperatura sofre forte declínio na madrugada, com mínimas próximas a abaixo de 0°C em todo o estado e com condição de geada no Planalto, Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e parte do Litoral.

Seja o primeiro a comentar on "SC registra neve na Serra e estragos por conta chuva em diversas regiões do estado"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*