Governador de Minas reforça compromisso de reduzir o déficit habitacional

Veronica Manevy/Imprensa MG

Fernando Pimentel participa de evento do 51º aniversário da Cohab Minas, que já entregou mais de 134 mil casas a famílias de baixa renda em todas as regiões mineiras

Belo Horizonte (MG) – O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reafirmou na manhã desta terça-feira (30/8) o compromisso do Governo do Estado em reduzir o déficit habitacional durante evento em comemoração dos 51 anos da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Pimentel recebeu uma placa em homenagem ao aniversário da companhia e aos serviços e investimentos realizados para o desenvolvimento do Estado.

“É uma alegria estar aqui nesse momento. Nesses 51 anos, a Cohab prestou excelentes serviços a Minas Gerais. E o reconhecimento disso se mostra no fato de que estamos empenhados em colocar a questão habitacional no centro das preocupações do governo. Estamos aqui para comemorar o aniversário e renovar nosso compromisso de reduzir o déficit habitacional do Estado”, afirmou o governador em discurso para os servidores da Companhia.

O presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, ressaltou a importância do trabalho da empresa para a melhoria da qualidade de vida da população mineira. “A Cohab Minas recebeu a nobre missão de assegurar o cumprimento do direito à moradia digna para as famílias de baixa renda. Somos um instrumento, em nome do Estado, que possibilita as realizações de sonhos”, afirmou, destacando a marca histórica de mais de 134 mil casas entregues em todo o Estado.

Além do governador Fernando Pimentel, o servidor Milton Mendes de Araújo, com 48 anos de Cohab, foi homenageado. “Essa foi a primeira vez que um governador do Estado veio conhecer de perto o nosso trabalho. Nos sentimos valorizados, porque habitação é referência igual a saúde e educação. Agora, estamos ainda mais empenhados para cumprir essa missão”, disse.

História

A Cohab Minas completou 51 anos de história no dia 18 de agosto. Vinculada à Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), é uma empresa de economia mista, criada com o objetivo de executar a política pública de habitação de interesse social e combater o déficit habitacional do Estado. O primeiro conjunto habitacional foi inaugurado dia 1º de novembro de 1967: o Conjunto Vale do Jatobá, em Belo Horizonte, com 1.312 moradias.

Com diversas parcerias entre as esferas de governo e órgãos públicos, a Cohab já entregou 134.707 casas em todo o Estado. Somente em parceria com o Minha Casa, Minha Vida já foram entregues 38 mil casas em municípios de todos os 17 Territórios de Desenvolvimento em Minas Gerais.

Projetos

Entre os novos projetos da companhia, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), está o Projeto Morar na Minas Indígena, cujo objetivo é proporcionar às populações indígenas residentes em Minas Gerais a permanência em suas aldeias em moradias dignas, que preservem suas identidades sociais e culturais. O projeto terá a participação das etnias indígenas, com poder de decisão em todas as etapas. As construções serão planejadas respeitando seus hábitos e costumes. Além disso, haverá a capacitação dos nativos para a execução das obras, transformando-os em multiplicadores para novas construções.


Seja o primeiro a comentar on "Governador de Minas reforça compromisso de reduzir o déficit habitacional"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*