MT: Médicos da Caravana da Transformação são especialistas qualificados

Thiago Andrade | Gcom-MT

Somente especialistas em oftalmologia atuam na iniciativa do Governo de Mato Grosso

Os médicos que atuam na Caravana da Transformação do Governo de Mato Grosso são altamente qualificados, com formação nas melhores universidades do País. A equipe, formada por nove médicos, atua na parte ambulatorial e cirúrgica dentro das quatro unidades móveis da empresa 20/20, contratada pelo Estado para atender a população.

Celso Sakuma, formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, é um dos médicos que integram a equipe. Consta no currículo residência em oftalmologia, especialização em estrabismo e plástica ocular e mestrado, todos feitos na USP. Atualmente ele atende em consultório próprio em Ribeirão Preto e outras cidades do interior de São Paulo.

A equipe conta também com um anestesista. Francis Moreno é o responsável pela área e conta que seu atendimento é focado nos pacientes que precisam de cuidados especiais para fazer a cirurgia. Uma sala foi montada na estrutura da Caravana da Transformação, equipada com aparelhos para a realização dos primeiros socorros aos pacientes, caso haja necessidade.

“Meu trabalho é liberar ou não para a cirurgia, em alguns casos eu peço para voltar com alguns exames, se eu constatar que não tem condições de operar aqui na unidade móvel eu encaminho para fazer o procedimento em um ambiente hospitalar”, explicou.

O anestesista também é formado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, mesma universidade em que ele fez residência em anestesia. Atualmente trabalha em São Paulo, no Hospital São Camilo.

A equipe de consulta conta com Rodrigo Travessolo, formado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), onde também fez a especialização em oftalmologia, uma subespecialização em transplante e catarata. Atualmente atua na Ártemis Centro Médica, no estado de São Paulo.

Também no setor de consultas e pós-operatório está Felipe Anderson Seixas, formado em medicina pela USP de Ribeirão Preto, com residência em oftalmologia no Hospital das Clínicas da universidade. Atualmente é médico do Sistema Único de Saúde (SUS), em Poços de Caldas, e concursado da Prefeitura de Guatapará. Além disso, trabalha como preceptor na Santa Casa de Ribeirão Preto, ensinando os residentes e também atende em um consultório particular.

Também no setor de consultas a Caravana da Transformação conta com Diogo Garcia Neto, formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), que pertence ao estado de São Paulo. Na mesma faculdade, fez especialização em oftalmologia. Diogo também é subespecialista em glaucoma. “Estou há 10 anos nesse projeto, atuei em estados como Bahia, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e agora Mato Grosso. É um trabalho muito gratificante”, avaliou.

Completando a equipe de médicos dos consultórios ambulatoriais está Fernando Silva Moura, que fez o curso de medicina na Faculdade de Alfenas, em Minas Gerais. Foi aprovado na maior prova de residência do País, o SUS São Paulo, tendo feito a especialização de oftalmologia na Santa Casa de Santos, no litoral paulista. Atualmente, Fernando é preceptor na Santa Casa de Ribeirão Preto e tem consultório próprio em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas Gerais.

Equipe de cirurgiões

Na equipe de cirurgiões, a Caravana da Transformação conta com Afonso Celso das Neves, formado em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também é especialista em oftalmologia e cirurgia de catarata.

“Tem 10 anos que eu atuo com o serviço de atendimento móvel, é um prazer estar aqui em Mato Grosso. É um prazer poder servir a lugares tão distantes como Peixoto de Azevedo”, afirmou.

No total, três médicos fazem as cirurgias. Entre eles, Junia Kiill, formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com especialização da Fundação Altino Ventura, em Recife (PE). Atua com a empresa 20/20 desde 2010. Atualmente tem consultório em Campinas, no interior de São Paulo.

Ricardo Sérgio de Lima Pereira, formado em medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, completa a equipe.  Ele fez residência em oftalmologia na USP de Ribeirão Preto e também fez uma sub-especialização em transplante e catarata. O doutor atua em consultório particular em Ribeirão Preto.

Seja o primeiro a comentar on "MT: Médicos da Caravana da Transformação são especialistas qualificados"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*