Hospital Estadual Central de Vitória orienta idosos sobre automedicação

Foto: Divulgação

Vitória (ES) – A automedicação é um assunto ainda pouco discutido, apesar de o uso de remédios por conta própria ser uma prática comum entre as pessoas. Pensando nisso, o Hospital Estadual Central, em Vitória, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina, organizou a Semana da Farmácia, um evento destinado a informar e conscientizar funcionários, acompanhantes de pacientes e a comunidade sobre os perigos do uso de medicamentos sem orientação.
 .
Entre as atividades previstas está uma palestra para idosos, na quarta-feira (14), no Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro de Vitória. A diretora técnica do Hospital Estadual Central, Andrea Saliba, lembra que um ano atrás o hospital realizou palestras para idosos sobre acidente vascular cerebral em diferentes espaços da capital, e ressalta que, mais uma vez, encontrou uma oportunidade de estar próximo da comunidade desenvolvendo atividade de prevenção.
 .
“Com a Semana da Farmácia, vamos repetir essa experiência oferecendo orientações sobre os riscosda automedicação. Afinal, o farmacêutico está vocacionado para cumprir o seu papel perante asociedade, comprometendo-se em promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dapopulação por meio de seu trabalho”, comenta a diretora.
 .
Segundo o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen), a automedicação é caracterizada quando a pessoa toma algum medicamento por conta própria ou orientada por um leigo, ou seja, por alguém que não tem conhecimento para dar esse tipo de recomendação. O Toxcen atende profissionais de saúde e população pelo telefone 0800 283 9904, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. No ano passado, foram registrados por esse serviço 160 casos de pessoas que tiveram reações indesejadas por causa de automedicação. Esse número, porém, não reflete o total de pessoas que se automedicam.
 .

Programação interna

 

A programação da Semana da Farmácia começa com um evento interno em homenagem à equipe deprofissionais da Farmácia do Hospital Estadual Central, nestas segunda (12) e terça-feira (13). Nestesdois dias também será realizada uma dinâmica com os funcionários com orientações sobreautomedicação. Eles poderão responder perguntas com falso ou verdadeiro e ganharão um brindepela participação. As atividades para os funcionários serão realizadas em dois turnos para que omaior número possível de colaboradores possa ser impactado pela ação.
 .
Também nesta terça (13) e na sexta (16), o público-alvo serão os acompanhantes dos pacientes internados. Eles vão receber informações dos farmacêuticos do hospital e poderão tirar dúvidas sobre automedicação. “Os farmacêuticos que atuam nas unidades de saúde são os últimos profissionais a manterem contato com os pacientes. Qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparente ser, pode desencadear gravíssimas reações indesejáveis. O que impede ou diminui os riscos advindos do uso inadequado de um medicamento é a orientação farmacêutica,” comentacoordenadora de farmácia do Hospital Estadual Central, Kely Ribeiro de Souza França.
 .

Palestras da Semana da Farmácia

 

Terça-feira (13)
Horário: 15h às 17h
Local: auditório do Hospital Estadual Central
Público-alvo: acompanhantes de pacientes internados no hospital
 .
Quarta-feira (14)
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro de VitóriaRua Cel. Monjardim, nº 147
Público-alvo: idosos
 .
Sexta-feira (16)
Horário: 15h às 17h
Local: auditório do Hospital Estadual Central
Público-alvo: acompanhantes de pacientes internados no hospital

Seja o primeiro a comentar on "Hospital Estadual Central de Vitória orienta idosos sobre automedicação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*