RR: Pronto Atendimento Cosme e Silva comemora 20 anos

Foto: Divulgação

Unidade realiza média de 700 atendimentos por dia

Boa Vista (RR) – Hoje, dia 12 de setembro, o Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado na zona Oeste da Capital, completa 20 anos de serviços prestados à população. Para comemorar a data, será realizada nesta terça-feira (13) uma ação para a população, com oferta de diversos serviços, incluindo atendimentos especializados em saúde.

Na comemoração serão ofertadas consultas em cinco especialidades médicas: clínica geral, ginecologia, oftalmologia, pediatria e urologia. A expectativa é atender em média duas mil pessoas durante a ação.

Outros serviços também serão ofertados como: aferição de pressão, aplicação de flúor, orientação nutricional, teste capilar, IMC (Índice de Massa Corporal), testes rápidos para detectar DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e distribuição de preservativos. A comemoração também terá atividades recreativas, corte de cabelo e depilação.

Localizado no bairro Pintolândia, o Pronto Atendimento Cosme e Silva é a unidade de saúde referência em urgência e emergência na região. Funciona 24 horas e somente de janeiro a agosto desse ano, foram contabilizados 80.630 atendimentos, com a média de 700 pessoas atendidas por dia.

A diretora-geral da Unidade, Roberta Acioly, explicou que antes o Pronto Atendimento realizava serviços ambulatoriais, com agendamento de consultas médicas, porém o serviço gerava demanda reprimida, demora nos atendimentos e insatisfação dos pacientes. “Agora, a unidade prioriza os atendimentos de urgência e emergência e nos casos menos complexos, faz o encaminhamento para a Clínica Especializada Coronel Mota ou postos de saúde, de acordo com cada caso”, explicou.

A UNIDADE – O Pronto Atendimento Cosme e Silva foi criado em 1996 pelo então governador Neudo Campos, com o nome de Centro de Saúde José Cosme da Silva. Atualmente chama-se Pronto Atendimento Cosme e Silva, pois passou a atender apenas às demandas de urgência e emergência.

A Unidade realiza exames laboratoriais e de raio-X, além de nebulização, salas de medicação, sutura e curativo, consultórios médicos, esterilização e serviço de remoção de pacientes.

A estrutura física tem ainda 22 leitos para internações de até 24 horas – passando desse prazo e não havendo melhoria no quadro de saúde, o paciente é transferido para o HGR (Hospital Geral de Roraima), onde será dada continuidade ao tratamento.


Seja o primeiro a comentar on "RR: Pronto Atendimento Cosme e Silva comemora 20 anos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*