Seminário vai debater regulamentação da profissão de TI

Organizado pelo Sindpd, evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo

São Paulo (SP) – Maior sindicato de trabalhadores de TI da América Latina, o Sindpd realizará em São Paulo, nos dias 13 e 14 de outubro, um seminário para debater a regulamentação da profissão de TI. O evento reunirá especialistas, acadêmicos e representantes de diversas entidades do setor de tecnologia, com o objetivo de discutir um tema que está no radar dos trabalhadores de TI há anos e que, agora, poderá avançar para uma definição.

A busca pela regulamentação da profissão de TI faz parte de uma luta histórica, defendida pelo Sindpd desde 1978. Hoje, os trabalhadores da área não estão respaldados por nenhum tipo de lei ou regulamento que defina direitos e deveres ou que estabeleça critérios mínimos para a atuação dos profissionais do setor.

A falta de uma regulamentação abre espaço para problemas como a precarização, o surgimento de empresas predadoras que se aproveitam da ausência de regras e a desmotivação do próprio trabalhador, o que impacta de maneira negativa em uma área que ainda não atingiu o seu grau de maturidade e que, cada vez mais, precisará de uma força de trabalho qualificada e motivada para suprir o seu ritmo de crescimento.

Para debater o tema, mostrar aspectos positivos e negativos da regulamentação e colaborar com a construção de um consenso sobre o assunto, o seminário terá a participação de importantes instituições.

Foram convidadas para o evento entidades setoriais como Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo) e Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Informática).

Instituições com ampla penetração no meio acadêmico foram chamadas para o seminário, incluindo a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Além disso, foram convidados acadêmicos com diferentes visões sobre a regulamentação, além de profissionais de outros setores que já são regulamentados.

Por fim, também foram convidados representantes de áreas governamentais, como do Ministério do Trabalho, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

“Chamamos para esse importante debate os representantes dos mais diversos setores e segmentos que têm vínculos com a área de TI. O objetivo é coletar o maior número possível de visões e opiniões sobre a regulamentação. Para isso, não poderíamos deixar de abrir espaço também para os próprios trabalhadores, que são os maiores interessados no assunto”, diz Antonio Neto, presidente do Sindpd.

Para participar do seminário, os profissionais de TI precisam se cadastrar pelo site do Sindpd (www.sindpd.org.br) até o dia 3 de outubro. O número de vagas é limitado.

SERVIÇO

Seminário de Regulamentação da Profissão de TI

Quando: 13 e 14 de outubro de 2016

Onde: Hotel Mercure Santana – Av. Luís Dumont Villares, 400, Santana, São Paulo (SP)

Inscrições: para trabalhadores de TI até 03/10 em www.sindpd.org.br


Seja o primeiro a comentar on "Seminário vai debater regulamentação da profissão de TI"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*