Estimular empreendedorismo entre funcionários é bom negócio

Empresário dá dicas de como identificar colaboradores com perfil empreendedor e trabalhar isso com a equipe

Você sabe o que é intraempreendedorismo? A palavra pode ser grande, mas o significado é fácil de ser compreendido. Trata-se de incentivar a prática empreendedora dentro da empresa entre os funcionários. Um dos grandes desafios das empresas é fidelizar os seus colaboradores e mantê-los motivados, para isso que existe o conceito de intraempreendedorismo. Para explicar um pouco mais sobre o assunto, David Pinto, fundador da Longitude – Escola de Empreendedorismo comenta quatro dicas sobre como inserir essa prática na empresa.

Fuja do mimimi

Algumas empresas não conseguem identificar funcionários que já possuem perfil empreendedor e por isso desperdiçam talentos. “Podemos identificar esse perfil analisando o objetivo da pessoa em um curto prazo. Se o funcionário está mais preocupado em manter um bom relacionamento com os demais, se é o primeiro a estimular os mimimis da equipe,  dificilmente terá um perfil empreendedor. É o tipo de pessoa que gasta mais energia com a discussão sobre a marca do açúcar que a empresa está comprando para o cafezinho, do que com o trabalho em si. Se identificar alguém focado em resultado, ambicioso e preocupado em ultrapassar as metas, invista nesta pessoa”, diz David.

Na medida do possível dê liberdade

Mesmo que o funcionário seja contrato pelo regime CLT, dê liberdade para ele trabalhar home office, ou dê flexibilidade de horário, que são benefícios muito úteis e que ajudam na produtividade. “Uma das coisas que mais observo são chefes que descontam centavos do funcionário ou se incomodam com minutos de atraso. Eles nem percebem o quanto fazer conta de pormenores reduz a motivação da equipe. Dar um pouco de liberdade faz bem para o profissional se sentir a vontade dentro da empresa. É o tipo de atitude simples e que faz toda a diferença para a pessoa sentir que confiam no trabalho dela. Funcionários com maior liberdade são mais motivados, mais produtivos e mais preocupados com a qualidade de seus resultados.”

Dê participação de resultado

Uma dica para garantir o engajamento é fazer com que o funcionário se sinta importante para o desenvolvimento da empresa. Uma forma de fazer isso é recompensa-lo quando ele bater as metas que forem traçadas.  “Esta é uma forma rápida de impulsionar o negócio. O colaborador que é intraempreendedor tem que ter uma participação, uma remuneração variável, nem que seja pequena. Esta é uma forma de dar valor ao funcionário e, ao mesmo tempo, mensurar resultados para cobrá-lo no futuro”.

Estimule competitividade saudável

O ser humano é competitivo por natureza. Para David, isso pode ser explorado de maneira saudável nas empresas. “Crie uma competição de fechamento semanal, crie um ranking na sua empresa. Os seus funcionários com perfil intraempreendedor vão gostar da iniciativa, pois todo empreendedor é muito competitivo. Claro que é importante criar um ambiente de competição saudável, sem expor negativamente as pessoas, sendo que o foco é sempre ampliar resultados para todos, para a empresa e para a equipe”.

Para conferir mais dicas do empresário sobre empreendedorismo e franquias se inscreva em seu canal no YouTube:

www.youtube.com/channel/UCVhyGUISBKpFm71IA57JIAg

Considerado pela revista Forbes um dos jovens mais influentes do Brasil, David Pinto se tornou referência ao criar redes de franquias que em poucos anos atingiram centenas de unidades e presença internacional.

O empresário, que começou atuando como office boy, sempre desenvolveu sua carreira no franchising e, aos 25 anos, lançou sua primeira marca de sucesso, a Doutor Resolve. Hoje, aos 31 anos, é presidente do Instituto da Construção, rede de escolas de cursos profissionalizantes, e da Escola Longitude, que oferece formação on-line e mentorias com empresários de sucesso.  Adepto das redes sociais, David mantém páginas para dividir suas experiências com outros empreendedores, publicando vídeos sobre sua rotina e com dicas diversas sobre negócios.


Seja o primeiro a comentar on "Estimular empreendedorismo entre funcionários é bom negócio"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*