Escolher embalagem de vidro é também cuidar da saúde

O vidro é capaz de manter intocadas as características de sabor, pureza e qualidade dos produtos armazenados, colaborando assim para o bem-estar do consumidor

O brasileiro está cada vez mais criterioso com relação aos alimentos que leva para a mesa. Em busca de refeições saudáveis, os consumidores têm optado por produtos mais nutritivos e de boa procedência. No entanto, os cuidados com qualidade e sabor devem ir além do rótulo. A embalagem é parte importante dos produtos e também deve ser escolhida com cuidado para garantir a segurança dos alimentos. O alerta é dado por Joyce Françolin, gerente de Sistema de Qualidade da Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro.

Feito de matéria 100% natural, o vidro é puro, impermeável e não reage quimicamente com outras substâncias. Isto o torna ideal para conservar alimentos, pois funciona como uma barreira protetora que bloqueia a ação do oxigênio e do gás carbônico, e ajuda a manter cor, odor e qualidade de comidas e bebidas inalterados. Quando a questão é sabor, o vidro também ganha pontos. É fácil observar, por exemplo, que águas, sucos e cervejas não sofrem mudança no gosto e ainda têm refrescância preservada, quando envasadas em vidro.

“Optar por recipientes de vidro traz ganhos reais à saúde, pois sua composição neutra não reage quimicamente com o produto embalado e não libera toxinas, mesmo quando submetido ao calor, como em aparelhos micro-ondas”, explica Joyce Françolin. “Além disso, embalagens de vidro também são higiênicas e de fácil limpeza, o que dificulta o aparecimento de fungos e bactérias, que podem causar doenças e intoxicações. Não é à toa que o leite materno só pode ser armazenado em embalagem de vidro”, complementa.

É verdade que todo tipo de embalagem é pensado para manter a integridade do alimento e deve respeitar normas técnicas. Porém, o vidro ganha pontos por sua impermeabilidade e inércia química. Além disso, é a melhor opção para alimentos que precisam de tratamento térmico antes do envaze, como palmitos, azeitonas e picles, além de molhos, sucos concentrados e bebidas alcoólicas. “Outro fator importante no que diz respeito à escolha na hora da compra é a transparência do vidro. O consumidor pode avaliar a aparência do produto que está comprando, o que muitas vezes é determinante”, lembra Joyce Françolin.

Resistentes e duráveis, as embalagens feitas com vidro não deformam com o tempo, não mancham, nem acumulam cheiro ou sabor de outros alimentos. Até mesmo quando é reciclado, o vidro mantém 100% de sua segurança e qualidade. Ou seja, é a melhor opção para quem preza pela saúde e bem-estar.


Seja o primeiro a comentar on "Escolher embalagem de vidro é também cuidar da saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*