Detran oportuniza primeiro emprego para egressa do Sistema Socioeducativo do Estado do Tocantins

Segundo a gerente do setor, a jovem aprendiz é atenciosa, educada, segura da função que está exercendo, responsável e muito assídua - Felix Carneiro / Governo do Tocantins

Palmas (TO) – O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/ TO), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), oportuniza o primeiro emprego para uma adolescente egressa do Sistema Socioeducativo do Estado. A jovem, de 17 anos, cursa o 1º ano do ensino médio e trabalha no Detran/TO, por um período de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Entendendo a importância da inserção de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e até mesmo para os que já estão fora do Sistema, o presidente do Departamento de Trânsito do Tocantins, coronel Eudilon Donizete, designou uma das 39 vagas disponibilizadas no órgão, do programa Jovem Aprendiz, para a adolescente. O presidente do Detran atendeu uma solicitação da Seciju, por meio da Diretoria de Proteção da Criança e do Adolescente.

O programa tem parceria com o órgão de trânsito desde março deste ano, e desenvolve atividades para a promoção e a integração de estudantes no mercado de trabalho.

“Eu e minha família estamos muito felizes com essa oportunidade que me foi dada. Procuro ser comprometida com meu trabalho e espero, daqui em diante, não parar de trabalhar. Estou começando a desfrutar do meu primeiro salário”, disse emocionada a adolescente.

Para a gerente do setor em que a adolescente trabalha, a jovem representa um grande ganho para o setor. “A mais nova servidora do meu setor está prestando um trabalho reconhecível. Ela é atenciosa, educada, segura da função que está exercendo, responsável e muito assídua”, destacou a gerente.

Cidadania e Justiça

A Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, a Gerência do Sistema Socioeducativo e a Coordenação do Núcleo do Egresso e Família entendem que a consolidação das parcerias para inserção de adolescentes egressos no mundo do trabalho é de extrema importância para diminuir a reincidência. Segundo a diretora de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Naysângela Tenório, é preciso garantir os direitos e a dignidade para o adolescente. “Para nós que lidamos com a proteção de crianças e adolescentes, essa é a nossa linha de pensamento e atuação: defender e garantir direitos essenciais para a dignidade humana”, ressaltou.

Estagiários

O programa de estágio do Detran/TO conta, atualmente, com 22 estudantes estagiários do ensino médio, e 17 do ensino superior em todos os setores do órgão.

Os estagiários de nível superior atuam em diversas áreas do órgão e são oriundos dos cursos de Direito, Engenharia Civil, Comunicação Social/Jornalismo, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Pedagogia, Administração, Gestão Pública, e Arquitetura e Urbanismo.

Seja o primeiro a comentar on "Detran oportuniza primeiro emprego para egressa do Sistema Socioeducativo do Estado do Tocantins"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*