Especialista dá dicas para envelhecer com saúde

Foto: Divulgação

Em 1940, a população brasileira era composta por 45% de jovens com menos de 15 anos. Os idosos representavam apenas uma fatia de 2,5%. De acordo com o IBGE, em sete décadas o grupo de pessoas com mais de 60 anos subiu para 10,8%, enquanto o número de jovens caiu para 24%. A estimativa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) é que, em 20 anos, triplique o grupo de pessoas da terceira idade.

“A Organização Mundial da Saúde defende que o envelhecimento saudável é mais que a ausência de doenças. Com o acompanhamento médico regular, prática de exercícios físicos, lazer e socialização, bem como vida sexual ativa e alimentação saudável, é possível viver a terceira idade com saúde, aumentando assim a expectativa de vida do idoso”, afirma a Dra. Danielle Amoedo, que atua no PAI (Programa de Assistência ao Idoso) do Grupo NotreDame Intermédica. Pós-graduada em Geriatria, a especialista listou algumas dicas para a manutenção da qualidade de vida, começando em qualquer idade:

 1)     Entenda o histórico médico de sua família: desde cedo, converse com o médico que o acompanha sobre as predisposições familiares a algumas doenças e o que interfere diretamente no processo de envelhecimento;

2)     Mantenha hábitos saudáveis: são escolhas fundamentais a alimentação adequada e ficar longe do perfil de sedentarismo, além de evitar excessos em bebidas alcóolicas e fumo;

3)     Promova atividades que lhe tragam prazer em viver: importante manter relações sociais e familiares, fazer novas amizades e conservar as atuais, investir no bem-estar, fazer parte de ações com foco em inclusão social e ser autônomo em suas decisões;

4)     Procure seu médico regularmente: é uma iniciativa importante para manter tratamentos de doenças crônicas bem monitoradas e regulares. Dessa forma, é possível ter o controle de doenças crônicas, fazer a prevenção de possíveis comorbidades e sair da condição de polifarmácia;

5)      Repare nas modificações ao seu redor: discuta com seu médico quanto à interferência sobre o estilo de vida (seja no trabalho ou na postura no dia a dia), que possa ser causa de possíveis doenças.

As orientações fazem parte dos programas de prevenção do Grupo NotreDame Intermédica realizadas em todas as suas Unidades de Medicina Preventiva – QualiVida, localizadas em São Paulo (Capital), São Bernando do Campo, Baixada Santista, Jundiaí, Sorocaba, Campinas e Rio de Janeiro. As dicas acima fazem parte da palestra “Envelhecer com saúde, uma realidade possível”, ministrada pela Dra. Danielle Amoedo, como parte da Oficina de Saúde, realizada em setembro, e que buscou sensibilizar os beneficiários da NotreDame Intermédica sobre os fatores que interferem na qualidade de vida na terceira idade.

O Grupo NotreDame Intermédica mantém, em seu canal no Youtube, diversos vídeos com dicas e orientações valiosas que visam auxiliar na prevenção de riscos e doenças da população em geral, além de campanhas e vídeos institucionais. Confira, aqui, as dicas da Dra. Danielle Amoedo e muito mais:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLfJnzTJJhlD9hsK4ZKGKbOXSPYnhSKXPm

Como parte das ações do seu Programa de Medicina Preventiva, o Grupo NotreDame Intermédica também disponibiliza aos seus beneficiários a cartilha “Queda de Idosos – Alguns cuidados para manter uma vida sempre ativa”. O conteúdo informa sobre os principais fatores de riscos para quedas; como preparar adequadamente os ambientes para os idosos viverem; dicas gerais para evitar quedas; a importância da prática de  atividade física; além de telefones úteis para beneficiários. Para ter acesso à cartilha, clique aqui:

http://www.gndi.com.br/documents/20195/22248/queda-de-idosos.pdf/2ca0d15c-c4d2-44a4-9dff-8a8e406ab8f0

 

Seja o primeiro a comentar on "Especialista dá dicas para envelhecer com saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*