Governador de Santa Catarina recebe embaixador da França para tratar de parcerias

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Florianópolis (SC) – O governador Raimundo Colombo e o consultor geral da Secretaria de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani, receberam nesta terça-feira, 18, em Florianópolis, o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili. Na visita, a primeira do embaixador a Santa Catarina, foi discutida novas possibilidades de ampliações de parcerias. O governador ressaltou as potencialidades de Santa Catarina, como o agronegócio, os setores têxtil, cerâmico e turístico, além do dinamismo dos portos e dos constantes investimentos em tecnologia e inovação.

Para Marcelo Trevisani, a visita do embaixador fortalece as relações com o estado e mostra que existe uma intenção de ampliar o intercâmbio entre a França e o Estado. “A característica empreendedora de Santa Catarina aliada à qualidade de vida fazem com que novos investidores considerem o Estado a melhor opção para se instalar e iniciar suas atividades no país. A França é uma dos principais destinos turísticos e nosso Estado também tem interesse em evoluir neste setor, assim como na área da tecnologia”, informou.

“Temos uma parceria muito boa com Santa Catarina, mas queremos dinamizar as relações econômicas. Sabemos que o Estado tem dados interessantes neste tempo de crise, com um dinamismo econômico maior que muitos outros estados”, disse o embaixador Laurent Bili.

Um dos assuntos discutidos foi a formação dos servidores públicos por meio dos cursos oferecidos pela Fundação Escola de Governo – ENA, uma parceria com a ENA da França.

A parceria foi firmada em 2009 com o objetivo de formar gestores públicos comprometidos com altos padrões de eficiência da administração pública, por meio da educação continuada e da prestação de serviços e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais. A Fundação ENA formou cinco turmas de pós-graduação lato sensu, totalizando 129 alunos. Atualmente, está com a terceira turma de Gestão Pública Avançada em andamento.

Acompanharam a visita o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont; cônsul honorário da França em Florianópolis, Jean Victor Martin; presidente da Aliança Francesa de Florianópolis, Martha Kaschny Borges; consultor da Aliança Francesa de Florianópolis, Gilles de La Bourdonnaye; conselheiro Cultural da Embaixada, Alain Bourdon, além do representante do Ministério das  Relações Exteriores, José Roberto de Almeida Pinto, e do diretor de Economia da Secretaria de Assuntos Internacionais, Guilherme Marques.

Seja o primeiro a comentar on "Governador de Santa Catarina recebe embaixador da França para tratar de parcerias"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*