Acre vai implantar declaração online de vacinação contra aftosa

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), prepara uma novidade que vai facilitar a vida de quem é criador de gado.

O estado, vai ser o segundo do país a implantar a declaração online de vacinação contra a febre aftosa. Atualmente, após o período de vacinação, o produtor rural tem 15 dias para, obrigatoriamente, ir até um dos escritórios do Idaf comprovar, por meio da entrega de uma declaração, que imunizou seu rebanho.

Com a adoção da nova tecnologia, o pecuarista não vai mais precisar se deslocar até uma unidade do instituto para o procedimento declaratório.

Com poucos cliques, usando a internet em qualquer lugar do mundo, será possível comprovar a vacinação.

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiróz, viaja nesta terça-feira, 18, para o Paraná, único estado a implantar o sistema, com o objetivo de discutir os detalhes para iniciar a declaração online no Acre.

“Nosso objetivo é facilitar a vida dos produtores. Seremos recebidos pela direção da Agência de Defesa do Paraná, para que possamos implantar essa inovação no Acre já nas próximas semanas.”

Quem o acompanha na agenda no Sul do país é o coordenador do programa estadual de combate à aftosa do Idaf, Jean Carlos Torres, que explica que o produtor não vai precisar fazer nenhum novo cadastro para utilizar a ferramenta.

“O produtor que já tem cadastro e já faz algum serviço de forma eletrônica como é o caso da GTA [Guia de Trânsito Animal], vai poder, com a mesma senha, fazer a declaração online.”

Parceria entre governo e pecuarista

O Acre, com um rebanho bovino estimado em mais de 2,8 milhões de animais, há 11 anos é reconhecido, pela Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre da febre aftosa.

O sucesso é resultado da parceria entre o poder público e os criadores. No ano passado, a parceria com o Fundepec já permitiu a criação do serviço que permite a emissão de forma eletrônica da GTA.

“Vamos fazer com que o produtor também não precise mais ir até o Idaf apresentar a declaração de vacina. De onde ele estiver vai poder acessar o serviço. Mais uma vez, como já fizemos com a GTA, estamos apoiando o governo para levar a tecnologia até o produtor rural”, destaca Alcídes Teixeira, presidente do Fundepec.

A segunda etapa de campanha contra a febre aftosa, quando o serviço da declaração online já entra em testes, será de 1º a 30 de novembro.


Seja o primeiro a comentar on "Acre vai implantar declaração online de vacinação contra aftosa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*