Nelson Marchezan Jr. (PSDB) é eleito o novo prefeito de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Com 90% da apuração, candidato do PSDB obteve 59,98 % dos votos.
Marchezan disputava o cargo com Sebastião Melo, do PMDB.

Segundo o Portal de Notícias G1/RS, Nelson Marchezan Jr., do PSDB, venceu a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre no segundo turno das eleições realizadas neste domingo (30). Com 90% das urnas apuradas, o novo prefeito obteve 361.573 votos, o equivalente a 59,98% do total. Marchezan disputava a eleição contra o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), que ficou com 241.215 votos, 40,02% do total.

No primeiro turno, o candidato tucano obteve 213.646 votos, o equivalente a 29,84%, e o peemedebista ficou com 185.655, o correspondente a 25,93% dos votos. Porto Alegre tem 1.472.482 habitantes e 1.098.515 estavam aptos a votar.

(Veja a apuração completa para prefeito e vereador e a votação para prefeito por zona eleitoral)

“Todos que quiserem ajudar a governar pelo interesse público estão convocados. Não há nenhuma rejeição partidária, sindical, ideológica. Queremos fazer o que funciona, que funcione rápido, porque a cidade precisa”, disse o prefeito eleito à Rádio Gaúcha pouco depois de saber do resultado.

O segundo turno de Porto Alegre ficou marcado por alguns acontecimentos violentos que geraram, inclusive, pedidos de providências da Polícia Federal no pleito por parte dos dois candidatos. O comitê de campanha de Nelson Marchezan teve vidraças quebradas na Capital. Coordenadores chegaram a atribuir o fato a um tiroteio, mas o inquérito da Polícia Federal concluiu que a destruição foi consequência do tempo chuvoso naquela noite.

Plínio Zalewski, um dos coordenadores da campanha de Sebastião Melo foi encontrado morto no banheiro da sede do partido na tarde do dia 17. A polícia já descartou a possibilidade de crime eleitoral, mas o inquérito ainda segue. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de suicídio.

Nelson Marchezan Júnior é o candidato do PSDB. Carrega o nome de um político marcante na história gaúcha, o ex-deputado estadual e federal Nelson Marchezan. De alguma forma, a política sempre fez parte da vida do tucano, já que, quando nasceu, o pai tinha 15 anos de uma trajetória que se estenderia até o início de 2002, quando morreu vítima de um infarto.

No mesmo ano, Marchezan Júnior concorreria pela primeira vez em uma eleição. Eleito deputado federal, não assumiu a cadeira devido a uma decisão da Justiça Eleitoral, por falta de comprovação da filiação partidária.

Foi eleito deputado estadual em 2006. Em 2010 voltou a concorrer a deputado federal, e atualmente ocupa o segundo mandato em Brasília.

Seja o primeiro a comentar on "Nelson Marchezan Jr. (PSDB) é eleito o novo prefeito de Porto Alegre"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*