Goiás contra Aedes já recolheu 200 mil pneus

Foto: Divulgação

A Operação Goiás contra Aedes realiza mais uma ação de coleta de pneus nesta terça-feira, dia 1º de novembro, a partir das 8 horas, na Praça Santa Cruz, Setor Jaó, em Goiânia. A Operação é coordenada pela Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras municipais.

Com o início do período das chuvas as visitas domiciliares foram intensificadas no combate ao mosquito Aedes aegipty. Desde o dia 13 de outubro, cerca de 200 mil pneus foram recolhidos. Todos os pneus, que são criadouros para o inseto que transmite várias doenças, foram levados para reciclagem a cargo da empresa Reciclanip que é parceira do projeto e destinou 25 postos de coleta distribuídos em Goiás.

Segundo o coronel Bombeiro Militar, Múcio Ferreira, comandante da força-tarefa, a presença de pneus jogados ao ar livre em quase todos os municípios goianos, foi detectada durante o primeiro semestre. “Mobilizamos as 42 regionais da Defesa Civil, as Regionais de Saúde e as secretarias municipais de saúde dos 246 municípios para promover nas duas últimas semanas de outubro um recolhimento em massa de pneus”, explica ele.

Ecopontos
Os ecopontos, locais para depósito dos pneus e para futura reciclagem, foram definidos para um recolhimento correto desse objeto que acumula água e produz criadouros que favorece a eclosão de milhares de larvas do Aedes.

A ação, desenvolvida simultaneamente e de forma contínua em todos os municípios goianos, reduziu, significativamente, a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A campanha Goiás Contra o Aedes foi deflagrada em dezembro de 2015 com o decreto de emergência sanitária assinado pelo governador Marconi Perillo, por conta do agravamento dos casos de microcefalia  relacionados a infecção por zika vírus no Brasil, e pelo número de casos de dengue em Goiás.

Até agora, mais de 10 milhões de residências goianas foram visitadas por equipes do Corpo de Bombeiros e por agentes de Saúde e de Combate à Endemias para retirada dos focos do mosquito.

Resultados
A iniciativa foi tão bem-sucedida que, nos seis primeiros meses do ano, os índices de infestação do Aedes caíram de 3,99% para 0,21% em todo o Estado. Neste período, cerca de 100 mil focos do Aedes foram eliminados, e 100 milhões de vetores impedidos de nascer, o que representa uma diminuição de 95% do índice de infestação do mosquito em Goiás. Pelos resultados 30 municípios do Estado receberam certificados de Municípios Livres do Aedes. Os demais 216 apresentavam menos de 1% de infestação.

Seja o primeiro a comentar on "Goiás contra Aedes já recolheu 200 mil pneus"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*