Vice-governadora do Acre participa de seminário sobre acolhimento a usuários de drogas

Foto: Divulgação

A vice-governadora Nazareth Araújo participou nesta quinta-feira, 3, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco, do seminário “Comunidade Terapêutica: Ambiente de Acolhimento para Usuário de Drogas no Estado do Acre”, que se estende até amanhã.

O evento, realizado pela Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), tem o objetivo de aprofundar conhecimentos acerca do trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas, em nível nacional e local.

Nazareth falou da importância de cuidar do usuário de drogas e da necessidade do entendimento de que a comunidade e o coletivo são responsabilidade de todos.

“No que diz respeito à drogadição, estamos vencendo desafios e praticando o verbo ‘esperançar’. As comunidades terapêuticas estão de parabéns, por fazer o acolhimento para usuários de drogas acontecer e por desenvolver muito bem esse trabalho no Acre”, destacou.

Entre os assuntos discutidos no seminário, está a importância do marco regulatório das comunidades terapêuticas visando a criação de uma legislação específica que regulamenta e define modalidades de acolhimento e sua certificação como entidades beneficentes.

Para Gisela Cordovil, psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde, acredita-se que a temática ligada a drogas precisa ser mais bem explorada no âmbito das políticas sociais.

Seminário discute a criação de uma legislação específica para as comunidades terapêuticas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Seminário discute a criação de uma legislação específica para as comunidades terapêuticas (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Pretendemos com o seminário contribuir para a reflexão e surgimento de propostas que contemplem a efetivação de políticas públicas voltadas ao acolhimento das pessoas usuárias de drogas”, disse.

Programação

A palestra “Comunidade Terapêutica: Ambiente de Acolhimento para Usuário de Drogas”, proferida pelo professor da Universidade de São Paulo, Mauricio Lander, enriqueceu a programação desta quinta-feira.

Para a manhã de sexta-feira, 4, está programada a palestra “Legislação Nacional (SUS, RDC 29/2011 e Marco Regulatório/2015) e Momento Atual das Comunidades Terapêuticas no Estado do Acre”, com Gláucio Ney Shiroma, promotor de Justiça do Acre.

À tarde, consta a palestra “Evolutividade Histórica das Políticas Públicas em Relação ao Usuário de Drogas”, enfatizando o trabalho das comunidades terapêuticas.

O responsável é Egon Schluter, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT).

11

Seja o primeiro a comentar on "Vice-governadora do Acre participa de seminário sobre acolhimento a usuários de drogas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*