Porto Grande e Serra do Navio recebem estações hidrometeorológicas

Todos os boletins gerados com essas informações serão enviados para as defesas civis municipais Foto Alex Silveira

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) vai instalar duas estações hidrometeorólogicas no interior do Amapá. Os equipamentos serão enviados para o povoado de Capivara, em Porto Grande, e para o município de Serra do Navio neste sábado, 19.

As estações hidrometeorológicas funcionam com energia solar e os dados captados são transmitidos a cada hora, via satélite. Esses equipamentos fazem o registro de dois parâmetros: quantidade de chuva e nível do rio.

Com os dados é possível monitorar as chuvas e o nível dos rios. Todos os boletins gerados com essas informações serão enviados para as defesas civis municipais, responsáveis por ações preventivas em casos de alagamentos e cheias.

As informações também serão incluídas nos bancos de dados do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), para produção de pesquisas.

“Com essas informações, e comparando com o nosso banco de dados, que tem registros de vários anos, conseguimos verificar o comportamento das chuvas e nível dos rios. Assim, dá para saber se há alterações e é possível fazer previsões importantes para o futuro”, explicou Daniel Neves, coordenador do NHMET.

Até o fim deste ano, outras duas estações devem ser instaladas no Amapá, sendo uma em Oiapoque e outra em Calçoene.

Seja o primeiro a comentar on "Porto Grande e Serra do Navio recebem estações hidrometeorológicas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*